Menir da Vilarinha 1

IPA.00035853
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Menir de forma subcilíndrica, decorado com círculos, linhas, covinhas, em maior número, serpentiformes e um disco, que, segundo, Mário Varela Gomes, teria sido gravado em diferentes épocas, entre a segunda metade do 4º milénio A.C. e o 2º milénio, já em plena Idade do Bronze. Este menir integra-se num alinhamento formado atualmente por quatro menires, dispostos no topo de pequenos cabeços em escada, do cerro da Vilarinha, orientados no sentido nordeste-sudeste, com raros paralelos conhecidos, tornando-os assim, monumentos únicos no contexto megalítico do Barlavento Algarvio.
 
Registo visualizado 283 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Menir    

Descrição

Monólito talhado em arenito vermelho, de forma subcilíndrica, com 2,10 m de altura e 0,74m por 0,70m segundo dois eixos ortogonais na sua maior espessura. É decorado por um conjunto de círculos, linhas, covinhas, que são em maior número, serpentiformes e um disco.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, Rua de Vale Fuzeiros; desvio para sul, para a Quinta do Penedo, até ao topo do monte da Vilarinha. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,248645; long.: -8,337847

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 40/2016, da Câmara Municipal de Silves de 15 junho 2016

Enquadramento

Rural, isolado, na região do Barrocal, no cerro da Vilarinha, próximo da aldeia da Amorosa. Implanta-se no local onde foi encontrado, o ponto mais alto da linha de festo do relevo situado a sul do Cerro de Monterrosso e a poente do Cerro da Gralheira, a cerca de 178m de altitude.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: menir

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Megalitismo

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUEÓLOGO: Mário Varela Gomes (1990, década).

Cronologia

5500 a.C. - 3000 a.C. - época provável da feitura do menir; 1994 - é encontrado tombado o menir Vilarinha 1, fora da sua posição original; na sequência, Mário Varela Gomes procede a escavação arqueológica e, dado não ter sido identificado qualquer vestígio de estrutura de sustentação, conclui-se que o monólito deve ter sido deslocado da posição original; 2015, 07 janeiro - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a abertura do procedimento de classificação como Monumento de Interesse Municipal; 2015, 27 janeiro - publicação do Edital n.º 11/2015 da Câmara Municipal de Silves; 29 janeiro - pedido de parecer da Câmara sobre a eventual classificação como Monumento de Interesse Municipal; 06 abril - Informação favorável da DRC do Algarve; 23 abril - Despacho de concordância do diretor-geral da DGPC; 16 junho - é dado conhecimento do despacho à Câmara Municipal de Silves; 2016, 08 junho - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a classificação como Monumento de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em arenito vermelho.

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Menir da Vilarinha 1, 2015». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/20607332), [consultado em 23 outubro 2017]; «Vilarinha 1» In Portal do Arqueólogo (http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=2701661), [consultado em 23 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - Próximo do alinhamento de Vilarinho, a menos de 500m para sudoeste e a 200m para poente, existem afloramentos de arenito vermelho, bem evidentes na encosta onde se implantam os lugares de Gregórios e Canhestros, possível área de proveniência da matéria-prima utilizada na elaboração dos menires.

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login