Quinta dos Chaínhos

IPA.00035851
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Carcavelos e Parede
 
Conjunto arquitetónico seiscentista, formado por casa nobre, sóbria, com planta em "L", de dois pisos, fachadas rebocadas e pintadas de cor de rosa, rasgadas de forma simétrica, por vãos de verga reta e moldura simples de cantaria, sendo as janelas todas de peitoril. O acesso à área residencial é feito um pátio. Junto da zona residencial encontra-se uma pequena capela de planta retangular cujo cunhal norte da fachada principal foi amputado provavelmente para encostar a residência nobre de construção mais recente. Ainda na fachada principal deste templo observa-se um óculo sobre o portal de entrada que é também ladeado por duas janelas e, do lado sul, um pequeno muro com sineira. Segue-se um outro portão de acesso às dependências agrícolas cujos edifícios principais se encontram igualmente distribuídos ao longo da estrada. Do conjunto de dependências agrícolas, subsistia, em 2005, uma adega, mais tarde transformada em cavalariça, um pombal e um forno. A quinta possuia sistema hidráulico para abastecimento dos campos de cultivo, de que são visíveis, a norte do núcleo residencial e do lado oposto da estrada, as ruínas de um aqueduto de pilares verticais.
 
Registo visualizado 92 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial unifamiliar  Quinta  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Casa nobre com planta em "L", fachadas rebocadas e pintadas de cor de rosa, de dois pisos, rasgadas de forma simétrica, por vãos de verga reta e moldura simples de cantaria, sendo as janelas todas de peitoril. Coberturas telhadas, maioritariamente a duas águas. Fachada principal virada a poente, à antiga estrada dos Chaínhos, hoje Avenida Infante Dom Henrique. A entrada na zona residencial da quinta faz-se através de um largo portão que, por sua vez, dá acesso a um pátio. Sobre este portão existiu outrora uma interessante cruz em pedra relevada com um Cristo ladeado por duas figuras. Junto desta entrada, encontra-se uma pequena capela de planta retangular cujo cunhal norte da fachada principal foi amputado provavelmente para encostar a residência nobre de construção mais recente. Ainda na fachada principal deste templo observa-se um óculo sobre o portal de entrada que é também ladeado por duas janelas e, do lado sul, um pequeno muro com sineira. Segue-se um outro portão de acesso às dependências agrícolas cujos edifícios principais se encontram igualmente distribuídos ao longo da estrada. Do conjunto de dependências agrícolas, subsistia, em 2005, uma adega, mais tarde transformada em cavalariça, um pombal e um forno. A quinta possuia sistema hidráulico para abastecimento dos campos de cultivo, de que são visíveis, a norte do núcleo residencial e do lado oposto da estrada, as ruínas de um aqueduto de pilares verticais.

Acessos

Avenida Infante D. Henrique, Murtal. WGS (graus decimais): lat.: 38.706794, long.: -9.366116

Protecção

Em vias de classificação.

Enquadramento

Periurbano. Situada em meio rural, na área imediatamente a sudoeste da povoação de Caparide, junto à Avenida Hisnfante D. Henrique, nas suas imediações encontram-se as quintas da Cerca de São Bento, da Ribeira, da Samarra e dos Pesos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Residencial: quinta

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17.

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - construção provável da Quinta dos Chaínhos, uma das propriedades da região que produzia o vinho de Carcavelos; 1764, 26 junho - a Quinta, propriedade de António de Souza Viegas, é apreendida pelo Erário Público por dívidas contraídas e consedida, em mercê, a José Monteiro de Carvalho; séc. 19 - é herdada por D. Mariana Brum de Amorim Coelho, casada com o conselheiro Fernando de Magalhães e Avelar; 1943 - é residência de verão de Júlio Lagrange; séc. 20, segunda metade - grande parte dos terrenos agrícolas são vendidos; 2002, 04 março - por deliberação camarária a autarquia determina o interesse na abertura do processo de classificação como de Interesse Municipal do sítio do Vale de Caparide, que inclui o conjunto das Quintas da Cerca de São Bento, da Ribeira, da Samarra, dos Pesos e dos Chaínhos; 2003, 05 agosto - a Câmara Municipal de Cascais pede parecer sobre uma eventual classificação como Interesse Municipal; 2004, 12 fevereiro - aberto procedimento de classificação como IM (Edital N.º 189/04, publicado no Boletim Municipal de 20 de maio de2004.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login