Povoado fortificado de Sabariz / Castro de Sabariz

IPA.00003585
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Mazarefes e Vila Fria
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupação romana. Povoado fortificado / castro com duas ordens de muralhas, reforçadas por fosso. Integra-se no grupo de Castros da Ribeira Lima. Muito destruído por obras realizadas no local e desfrutando de priviligiada localização geográfica, dominando extensa planície até ao rio Lima.
Número IPA Antigo: PT011609360016
 
Registo visualizado 346 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado formado pela coroa de diminutas proporções onde se ergue a acrópole, hoje transformado em adro e muito alterado pelas obras; por duas ordens de muralhas de pedra, reforçadas a O. por fosso na base da exterior, e por espécie de asa, também de pedra, que morre nuns penedos junto do caminho de acesso à capela; no outro lado do caminho há também vestígios de uma outra "asa".

Acessos

Mazarefe, Monte de Santo Amaro no Lugarde Sabariz. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,673681; long.: -8,752691

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 44 452, DG, 1.ª série, n.º 152 de 05 julho 1962 / ZEP, Portaria, DG, 1.ª série, n.º 106 de 04 maio 1963

Enquadramento

Rural. Implanta-se no monte sobranceiro à povoação de Sabariz dominando pelo N. a extensa planície que se estende até ao Lima e tendo nas proximidades o Castro do Santinho (também classificado) e a Capela de Sto Amaro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 08 a.C. - época provável da sua edificação; séc. 01 - vestígios da ocupação romana; 2006, Fevereiro - deslocação de um técnico do IPA para avaliar a importância do monumento, a instâncias de um local *1.

Dados Técnicos

Materiais

Granito

Bibliografia

VIANA, Abel, Justificação para um Cadastro de Monumentos Arqueológicos para o Estudo da Arqueologia do Alto Minho in Arquivo do Distrito de Viana do Castelo, vol. 1, Viana do Castelo, 1932; NEVES, Leandro Quintas, Os Castros do Norte de Portugal, Porto, 1965; ALMEIDA, Carlos A. Brochado, Proto-História e Romanização da Bacia Inferior do Lima, Estudos Regionais, número especial 7 / 8, Viana do Castelo, 1990; Degradação do Castro de Sabariz levanta preocupações, in Falcão do Minho, 23 Fevereiro 2006; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74905 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DREMN

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DREMN

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Foi descoberto durante alguns trabalhos de limpeza da elevação, levados a cabo pela população e junta de freguesia, e confirmada a sua existência pelo Coronel Mário Cardoso, que ali se deslocou alguns dias depois. *1 - ocorrerão várias provas de todo o terreno no local e procedeu-se a vários cortes de árvores, o que provocou danos no conjunto.

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login