Necrópole da Pedreirinha

IPA.00035848
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Necrópole construída na Alta Idade Média, formada por quatro sepulturas escavadas em dois afloramentos rochosos, as do núcleo principal tendo planta retangular ou sub-trapezoidal, sendo duas de adulto e uma de criança, e a do segundo núcleo com planta ovalada, sem que nenhuma delas apresente vestígios da tampa.
 
Registo visualizado 255 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Sepultura escavada na rocha    

Descrição

Necrópole composta por quatro sepulturas escavadas na rocha, organizadas em dois afloramentos. O núcleo principal possui três sepulturas, próximas umas das outras, com planta retangular ou sub-trapezoidal, sendo uma sepultura de criança e duas de adulto. No segundo núcleo, na cota inferior, surge sepultura isolada, de adulto, com planta ovalada, mais larga ao centro e estreita junto da cabeceira e dos pés. Nenhuma das sepulturas possui vestígios da tampa, que servia para cobrir a câmara.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, lugar de Vale Fuzeiros; Cerro da Pedreirinha. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,249751; long.: -8,338593

Protecção

Categoria: SIM - Sítio de Interesse Municipal, Edital n.º 39/2016, da Câmara Municipal de Silves de 15 junho 2016

Enquadramento

Rural, isolado, a meia encosta do Cerro da Pedreirinha, implantando-se os afloramentos rochosos a 152m de altitude (nucelo das três sepulturas) e a a 148m de altitude (núcleo de uma sepultura).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: necrópole

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Alta Idade Média - época provável para a feitura e utilização da necrópole; séc. 20 - as primeiras notícias sobre esta necrópole descreve as sepulturas como um núcleo de "tinas de culto", provavelmente do período romano; 2014, 08 outubro - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a abertura do procedimento de classificação como Conjunto de Interesse Municipal; 2015, 27 janeiro - Edital n.º 08/2015 da Câmara Municipal de Silves; 24 janeiro - pedido de parecer da Câmara sobre a eventual classificação como de Conjunto de Interesse Municipal; 22 janeiro - Informação favorável da DRC do Algarve; 11 fevereiro - Despacho do diretor-geral da DGPC a concordar com a classificação, mas como Sítio de Interesse Municipal; 2016, 27 fevereiro - é dado conhecimento do despacho à Câmara Municipal de Silves; 08 junho - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a classificação como Sítio de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em arenito vermelho de Silves.

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Necrópole da Pedreirinha, 2016». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/20349521), [consultado em 23 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - Nas imediações da necrópole têm sido detetados materiais pré-históricos, nomeadamente uma dormente de mó, um machado de pedra polida e, um pouco mais afastado, um machado mirense.

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login