Necrópole do Cerro do Castelo / Necrópole do Castelo

IPA.00035847
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Necrópole construída na Alta Idade Média, formada por quatro sepulturas escavadas em três afloramentos rochosos, de planta sub-trapezoidal, mais larga na zona da cabeceira e ombros, e orientadas predominantemente de norte para sul, com inflexão ligeira para poente, duas delas tendo moldura rebaixada para encaixe de tampa monolítica, e outras duas surgindo dispostas paralelamente. As dimensões das sepulturas permitiam depositar corpos com estaturas iguais ou superiores a 1,70m, correspondendo, assim, a indivíduos adultos.
 
Registo visualizado 307 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Sepultura escavada na rocha    

Descrição

Necrópole composta por quatro sepulturas escavadas na rocha organizadas em três afloramentos, de arenito vermelho de Silves. A primeira sepultura, que se encontra fraturado em três pedaços, possui planta sub-trapezoidal, mais larga na zona da cabeceira e ombros, com cerca de 1,86m de comprimento, por 0,41 m de largura máxima e 0,41 de profundidade, e tem moldura rebaixada para encaixe de tampa monolítica. A poucos metros para poente desta, encontram-se duas outras sepulturas paralelas, abertas no mesmo afloramento, também de planta sub-trapezoidal, mais larga na zona da cabeceira e ombros, e com rebordo para encaixe de tampa. A primeira mede 1,76m de comprimento por 0,50m de largura máxima e 0,50m de profundidade, e a outra 1,82m de comprimento por 0,47m de largura máxima e 0,44m de profundidade. A norte implanta-se uma outra sepultura, mais mutilada pela ação do arvoredo que floresceu junto à mesma, igualmente com planta sub-trapezoidal, tendo 1,71m de comprimento por 0,46m de largura máxima e 0,30m de profundidade, com rebordo para encaixe da tampa. Todas as sepulturas apresentam orientação predominante de norte para sul, com inflexão ligeira para poente.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, Cerro do Castelo; EM 510; Rua de Aldeia Ruiva. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,25323; long.: -8,272411

Protecção

Categoria: SIM - Sítio de Interesse Municipal, Edital n.º 28/2016, da Câmara Municipal de Silves de 23 maio 2016

Enquadramento

Rural, isolado, a 500 metros a nascente de São Bartolomeu de Messines, quase no topo da elevação do cerro do castelo, num afloramento à cota de 152m.de altitude.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: necrópole

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUEÓLOGO: Luís Miguel Guerreiro Cabrita (2005).

Cronologia

Alta Idade Média - época provável para a feitura e utilização da necrópole; 2005 - levantamento gráfico, fotográfico e topográfico das sepulturas, por Luís Miguel Cabrita; 2014, 08 outubro - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a abertura do procedimento de classificação como Conjunto de Interesse Municipal; 2015, 27 janeiro - Edital n.º 06/2015 da Câmara Municipal de Silves; 29 janeiro - pedido de parecer da Câmara sobre a eventual classificação como de Conjunto de Interesse Municipal; 19 novembro - Despacho do diretor-geral da DGPC a concordar com a classificação, mas como Sítio de Interesse Municipal; 24 novembro - Informação favorável da DRC do Algarve; 2016, 26 fevereiro - é dado conhecimento do despacho à Câmara Municipal de Silves; 09 março - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a manifestar a intenção de determinar a classificação como Sítio de Interesse Municipal; 18 maio - Deliberação da Câmara a determinar a classificação como Sítio de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em arenito vermelho de Silves.

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Necrópole do Cerro do Castelo, 2016». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/21459544), [consultado em 23 outubro 2017]; «Cerro do Castelo» In Portal do Arqueólogo (http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=54514), [consultado em 23 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

EM ESTUDO

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login