Dois Moinhos de Vento na Quinta dos Cinco Ventos e do Monumento ao Poeta Árabe

IPA.00035846
Portugal, Lisboa, Cascais, Alcabideche
 
Conjunto formado por dois moinhos de vento, possivelmente de origem medieval, compostos por torre de planta circular, em alvenaria de pedra e argamassa, de dois e três pisos, acedendo-se aos superiores por escada de caracol. Cobertura, ou capelo, formada por uma estrutura cónica em madeira, assente num aro, e forrada no exterior por folha de zinco. O mastro, de secção oitavada a partir da abertura, com oito varas de suporte do velame.
 
Registo visualizado 376 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Moagem    

Descrição

Conjunto de dois moinhos com torre de planta circular, em alvenaria de pedra e argamassa, apresentando-se com dois (moinho a nascente) e três pisos (moinho a poente). Com cobertura, ou capelo (já só existente no moinho a nascente), formada por uma estrutura cónica em madeira, assente num aro, e forrada no exterior por folha de zinco. O exemplar que se presume mais antigo, a nascente, é constituído por piso térreo e um andar sobradado. INTERIOR, moinho a nascente: piso inferior com alguns armários, em vãos escavados nas grossas paredes de 1,30 m de espessura, tendo desaparecido todos os componentes do mecanismo de moagem, acede-se ao piso superior por uma escada de pedra em caracol, neste piso resta o mastro do velame, de madeira, e os elementos adjacentes. O mastro, de secção oitavada a partir da abertura, conserva as oito varas de suporte do velame, que não existe actualmente. Nada resta igualmente do mecanismo de moagem propriamente dito, nem sequer as mós. Moinho a poente: muito idêntico ao anterior, mas estrutura-se em três pisos, sendo os dois superiores de sobrado, quase totalmente destruídos; em cada andar existem duas mós, as do piso intermédio destinadas à moagem de cevada e centeio, e as do terceiro piso, de grão mais fino, destinadas apenas ao trigo. A alguma distância do conjunto dos moinhos levanta-se um monumento ao poeta árabe Abu Zayd ' Abd ar-Rahmãn ibn Muqana, natural de Alcabideche.

Acessos

Quinta dos Cinco Ventos. WGS (graus decimais): lat.: 38,739098; long.: -9,403681.

Protecção

Categoria: CIM - Conjunto de Interesse Municipal, Aviso de 24-10-2011 da Câmara Municipal de Cascais, publicado no Boletim Municipal de 02 de novembro de 2011.

Enquadramento

Periurbanos. No sopé sudeste da serra de Sintra, erguidos numa pequena elevação em local fronteiros à povoação de Alcabideche, de que ficam separados pela A16, frente ao Cascaishoping, distam cerca de 90 metros entre si.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: moagem / / Comemorativa: monumentos escultórico

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural / Comemorativa: monumentos escultórico

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

11 (conjetural) / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 11 - nasce em Alcabideche o poeta árabe, Abu Zayd ' Abd ar-Rahmãn ibn Muqana; aparecem, nos versos do poeta, as primeiras referências aos moinhos de vento nesta região, a que pertenceriam estes dois exemplares; sécs. 18 - 19 - é acrescentado um terceiro piso ao moinho mais a ocidente, o que lhe permitiria a moagem de cereal mais fino, como o trigo: séc. 20, primeira metade - a paisagem de Alcabideche é marcada pela presenção de numerosos moinhos de vento; segunda metade - os dois moinhos da Quinta dos Cinco Ventos são o último testemunho da importância económica da moagem em Alcabideche, e verdadeiros ex-libris da freguesia; 1997 - a Junta de Freguesia de Alcadideche leva a cabo a reconstrução do moinho mais a nascente; é erguido um monumento escultórico ao poeta árabe; séc. 20, final - 21 - obras no nó de Alcabideche da A16, para além de quebrarem a ligação entre as moendas e desvirtuarem o seu enquadramento, vieram afectar em muito a legibilidade do conjunto.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Pedra calcárea, argamassa, madeira, metal e zinco.

Bibliografia

ANDRADE, Ferreira de, CASTELO BRANCO, António de - Monografia de Cascais. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 1969; ENCARNAÇÃO, José d' - Cascais. Guia para uma visita. Cascais, 1983; DIAS, Jorge, OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando - Sistemas primitivos de moagem em Portugal. Moinhos, Azenhas e Atafonas. II. Moinhos de Vento. Porto, 1959.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login