Necrópole de Vale de Fuzeiros / Necrópole da Carrasqueira

IPA.00035845
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Necrópole construída na Alta Idade Média, formada por cinco sepulturas escavadas em dois afloramentos rochosos separados, um de arenito vermelho, com duas sepulturas geminadas, e outro de grés, com três sepulturas individuais. A prática de inumação seria em fossa simples, que depois seria encerrada por uma laje única ou dividida em blocos, elementos entretanto desaparecidos.
 
Registo visualizado 101 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Sepultura escavada na rocha    

Descrição

Necrópole composta por cinco sepulturas escavadas em dois afloramentos rochosos, de arenito vermelho, separados. O afloramento mais a nascente, de arenito vermelho, possui duas sepulturas com câmaras funerárias separadas por uma parede comum. O afloramento disposto a poente, de grés, possui três sepulturas individuais. As sepulturas possuem orientação predominantemente de noroeste para sudeste.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, lugar da Carrasqueira; caminho municipal 1080 Amorosa - barragem do Arade, junto do cruzamento para o sítio dos Gregórios. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,248282; long.: -8,355762

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado, a meia encosta de uma suave elevação com 120 m de altitude.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: necrópole

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUEÓLOGO: Luís Miguel Guerreiro Cabrita (2005).

Cronologia

Alta Idade Média - época provável para a feitura e utilização da necrópole; 2005 - levantamento gráfico, fotográfico e topográfico das sepulturas, por Luís Miguel Cabrita, sendo então designada por Necrópole da Carrasqueira; 2014, 27 agosto - Deliberação camarária a determinar a abertura do procedimento de classificação como de Interesse Municipal; 2015, 27 janeiro - publicação do Edital n.º 23/2015 da Câmara Municipal de Silves a determinar a classificação da necrópole como de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em arenito vermelho e grês.

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Necrópole de Vale de Fuzeiros / Carrasqueira, 2016». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/22290758), [consultado em 23 outubro 2017]; «Vale Fuzeiros - Carrasqueira» In Portal do Arqueólogo (http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=52844), [consultado em 23 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login