Necrópole do Almarjão (Falacho-Silves)

IPA.00035841
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Necrópole construída na Alta Idade Média, formada por três sepulturas escavadas num afloramento rochoso, com planta trapezoidal, orientadas de norte-sul e com moldura rebaixada. As sepulturas deviam inserir-se num conjunto mais extenso mas do qual apenas são conhecidos estas três.
 
Registo visualizado 284 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Sepultura escavada na rocha    

Descrição

Afloramento rochoso, de arenito, com três sepulturas escavadas, de planta trapezoidal, orientadas no sentido norte-sul, com moldura rebaixada.

Acessos

Silves, Sítio do Falacho; estrada dos Canhestros no sentido dos Gregórios, a 2500 m desvio para a casa, ficando a sepultura a cerca de 50m para noroeste. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,194223; long.: -8,466187

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 42/2010, da Câmara Municipal de Silves de 22 abril 2010

Enquadramento

Rural, isolado, num afloramento rochoso na vertente sul de uma encosta com ligeiro declive. Junto às sepulturas existe ainda um conjunto de depressões escavadas na rocha, habitualmente designadas por covinhas. A sul da necrópole, situa-se um afluente do Rio Arade denominado Ribeira do Falacho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: necrópole

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Alta Idade Média - época provável para a feitura da necrópole; 2010, 21 abril - deliberação camarária para a classificação da necrópole.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em arenito.

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Necrópole Rupestre Visigótica do Falacho, 2016». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/14778708), [consultado em 20 outubro 2017]; «Falacho» In Portal do Arqueólogo (http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=3095433), [consultado em 23 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login