Menir dos Abrutiais

IPA.00035840
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Menir de forma subcilíndrica e grandes dimensões, sendo considerado o maior existente na região, apresentando fraturas e estriamentos, tanto no volume distal, como proximal. Na parte superior de uma das faces possui algumas covinhas e, na face oposta, faixa sinusoidal com quatro sulcos paralelos incisos, formando sete curvas ou ondas que, segundo alguns autores, poderia representar o sémen que escorria da cabeça fálica do menir em direção à terra de modo a fecundá-la.
 
Registo visualizado 209 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Menir    

Descrição

Monólito talhado em arenito vermelho, de forma subcilíndrica, com 3,12m de altura, por 1,20m x 0,70m de diâmetro, segundo dois eixos ortogonais na sua maior espessura (volume proximal). A parte superior encontra-se mutilada mas, numa das faces, a superfície apresenta algumas covinhas e, na face oposta, uma faixa sinusoidal com 0,20m de largura máxima, constituída por quatro cordões incisos pela percussão de artefactos líticos. Estes sulcos, paralelos entre si, formam sete curvas ou ondas atingindo por vezes 0,005m de profundidade e 0,020m de largura.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, Sítio dos Abrutiais; caminho de terra e corta-mato a partir da estrada que vai para Silves. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,272366; long.: -8,300889

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 36/2016, da Câmara Municipal de Silves de 06 junho 2016

Enquadramento

Rural, isolado, no sopé do cerro que delimita o vale dos Abrutiais. Encontra-se deitado por terra, na direção sul-norte, a cerca de 20m do local onde se implantava originalmente. Situa-se junto a uma pequena barragem de terra, a cerca de 300m do caminho de São Bartolomeu de Messines, que conduz à Fonte Ferrenha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: menir

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época Megalítica - época provável de construção do menir; 2014, 27 agosto - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a abertura do procedimento de classificação como Monumento de Interesse Municipal; 24 setembro - pedido de parecer da Câmara sobre a eventual classificação como de Interesse Municipal; 2015, 22 janeiro - informação favorável da DRC do Algarve; 11 fevereiro - Despacho de concordância do diretor-geral da DGPC; 27 fevereiro - é dado conhecimento do despacho à Câmara Municipal de Silves; 2016, 25 maio - deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a classificação como Monumento de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em arenito vermelho.

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Menir dos Abrutiais, 2016». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/20349540), [consultado em 20 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login