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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
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Descrição
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Conjunto composto por edifício de passageiros (EP) e uma outra casa de habitação, a norte, numa passagem de nível ao PK 55,733, apresentando ainda outros vestígios complementares, como a via-férrea principal, a sinalização associada e a vedação. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular e cobertura diferenciada em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com faixa e friso superior num dos panos pintados de bege. A fachada principal surge virada a nascente, tendo a oposta, virada a poente e à linha, dois panos, o esquerdo terminado em empena desigual, com cornija de betão, rasgado por portal de verga reta e quatro pequenos vãos de perfil inferior curvo e sem moldura, três à esquerda e um à direita do portal; o pano direito, correspondendo a um alpendre, possui dois arcos de volta perfeita sobre pilares. INTERIOR de espaço dividido entre áreas de serviço e abrigo de passageiros. |
Acessos
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Mirandela, Rua da República; Rua de São Sebastião; EN 15; EN 213. Linha do Tua - Ponto quilométrico 55,450 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,490441; long.: -7,177220 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, adossado, numa zona de expansão da cidade, junto à estrada nacional. A nascente desenvolve-se campo de futebol com estruturas de apoio, uma delas adossada à fachada lateral direita. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003) |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1905, 05 agosto - inauguração da Linha do Tua, onde se integra o apeadeiro; 1933 - a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro manda ampliar a casa do guarda com uma gare e um alpendre, de modo a estabelecer uma paragem em São Sebastião. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Bibliografia
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«Linhas do Estado». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 fevereiro 1934, n.º 47, p. 76; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, pp. 134, 139; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528. |
Documentação Gráfica
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Fotográfica
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DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Administrativa
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Acordo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal) |
Actualização
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