Apeadeiro Ferroviário de São Sebastião

IPA.00035838
Portugal, Bragança, Mirandela, Mirandela
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros (EP), que resultou da ampliação da casa do guarda, na década de 1930, com uma gare e um alpendre, resultando numa tipologia distinta relativamente aos outros edifícios da linha. A ligação ferroviária é feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Cachão e a estação de Carvalhais.
 
Registo visualizado 90 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

Conjunto composto por edifício de passageiros (EP) e uma outra casa de habitação, a norte, numa passagem de nível ao PK 55,733, apresentando ainda outros vestígios complementares, como a via-férrea principal, a sinalização associada e a vedação. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular e cobertura diferenciada em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com faixa e friso superior num dos panos pintados de bege. A fachada principal surge virada a nascente, tendo a oposta, virada a poente e à linha, dois panos, o esquerdo terminado em empena desigual, com cornija de betão, rasgado por portal de verga reta e quatro pequenos vãos de perfil inferior curvo e sem moldura, três à esquerda e um à direita do portal; o pano direito, correspondendo a um alpendre, possui dois arcos de volta perfeita sobre pilares. INTERIOR de espaço dividido entre áreas de serviço e abrigo de passageiros.

Acessos

Mirandela, Rua da República; Rua de São Sebastião; EN 15; EN 213. Linha do Tua - Ponto quilométrico 55,450 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,490441; long.: -7,177220

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, numa zona de expansão da cidade, junto à estrada nacional. A nascente desenvolve-se campo de futebol com estruturas de apoio, uma delas adossada à fachada lateral direita.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Transportes: apeadeiro ferroviário

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1905, 05 agosto - inauguração da Linha do Tua, onde se integra o apeadeiro; 1933 - a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro manda ampliar a casa do guarda com uma gare e um alpendre, de modo a estabelecer uma paragem em São Sebastião.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

«Linhas do Estado». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 fevereiro 1934, n.º 47, p. 76; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, pp. 134, 139; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Acordo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login