Edifício na Avenida Luísa Todi, n.ºs 97-99 / Sede do Club Setubalense

IPA.00035825
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Edifício cultural e recreativo, projetado e construído na década de 1920 com o objetivo de servir de sede ao Club Setubalense segundo uma estética perfeitamente enquadrada na arquitectura eclética e revivalista, com elementos neoclássicos e barrocos. Com planta quadrada e fachadas muito ornamentadas, estruturadas de forma simétrica em relação a um eixo central ligeiramente saliente, onde se rasgam os vãos - duas janelas de sacada em arco redondo no terceiro piso, duas janelas idênticas mas de verga reta no segundo, e duas portas com folhas em serralharia Arte Nova, rematadas em arco de ferradura, no piso térreo. As janelas são encimadas por frontões decorados com cartelas e grinaldas. O edifício é percorrido por uma platibanda de friso dentado sobre cornija sustentada por cachorros, modelada em frontões (de distintas tipologias) nos módulos centrais. No telhado existem vários lanternins, destinados a iluminar as dependências do sótão. O acesso às diversas salas do interior faz-se através de um átrio de ligação à escadaria central, em madeira, iluminada por um vitral zenital e uma janela de sacada, ambas com vitrais Arte Nova.
 
Registo visualizado 353 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Associação cultural e recreativa    

Descrição

Planta poligonal, quadrada, organizada em torno de um pátio interno, desenvolvendo-se em três pisos e sótão. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, profusamente ornamentadas, estruturadas de forma simétrica em relação a um eixo central ligeiramente saliente. Coberturas teladas a duas águas. Fachada principal virada a nascente, rasgada por duas janelas de sacada em arco redondo no terceiro piso, duas janelas idênticas mas de verga reta no segundo piso e duas portas com folhas em serralharia Arte Nova, rematadas em arco de ferradura, no piso térreo. As janelas são encimadas por frontões decorados com cartelas e grinaldas. O edifício é percorrido por uma platibanda de friso dentado sobre cornija sustentada por cachorrada, modelada em frontões (de distintas tipologias) nos módulos centrais. No telhado existem vários lanternins, destinados a iluminar as dependências do sótão. INTERIOR: o acesso ao interior faz-se através de um átrio de ligação à escadaria central, em madeira, iluminada por um vitral zenital e uma janela de sacada, ambas com vitrais Arte Nova. Algumas salas possuem pinturas a óleo nas portas de folha dupla, e diversos estuques decorativos. Atualmente, o piso térreo serve de armazém do clube, e está parcialmente alugado para comércio e serviços. O segundo piso alberga as instalações públicas da agremiação, incluindo salas de jogos, de estar e de espectáculos, e o terceiro piso é habitacional, estando dividido em dois apartamentos. No sótão ficam as dependências de serviço destes apartamentos

Acessos

Avenida Luísa Todi, n.ºs 97-99. WGS (graus decimais): lat. 38,522623; long. -8,89152.

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal / abrangido pela Zona Especial de Poteção do Edifício do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Setúbal (v. IPA.00015861) / abrangido pela Zona Especial de Proteção das Muralhas, torres, portas, cortinas e baluartes do Centro Histórico de Setúbal (v. IPA.00010264)

Enquadramento

Urbano. No sopé da encosta, frente ao rio Sado. Inserido num quarteirão na frente sul da Avenida Luísa Todi, para onde volta a sua fachada lateral direita,tendo a sua fachada lateral esquerda voltada à Rua do Regimento de Infantaria 11.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

DESENHADOR: Jorge Paiva Diniz (1920 - 1926)

Cronologia

1848 - 1849 - decorrem os primeiros trabalhos de abertura da atual Avenida Luísa Todi; 1855 - fundação do Clube Setubalense, que se estabelece no Palácio Araújo (IPA.00027916), atuais instalações do Governo Civil de Setúbal; 1856, 09 julho - D. Pedro V (1837-1861) aprova, por Carta Régia, os Estatutos do Club Setubalense; 1892 - concluído o aterro da praia de modo a receber edifícios; 1893 - iniciam-se os trabalhos de construção de prédios na avenida; 1895, 28 agosto - o executivo camarário decide atribuir a designação de Avenida Luísa Todi à antiga Rua da Praia; 1917, 16 janeiro - D. Mariana Pereira da Conceição, viúva de José Joaquim Fragoso, toma posse do prédio, construído na Avenida Todi, onde funciona o Club Setubalense, que consta de armazéns e primeiro andar; 1920, 25 março - é assinada escritura de venda do edifício a Gomes da Costa, por 15.000$00; 29 maio - o Club Setubalense arrenda o primeiro andar do prédio, nas clausulas do contrato está prevista a possibilidade de acréscimo do edifício; o desenhador municipal, Jorge Paiva Diniz, fica responsável pelo projeto; 1926, janeiro - inauguração da nova sede; 2008, 16 abril - abertura do processo de classificação por parte da Câmara Municipal de setúbal; 2009, 22 junho - é aprovada a sua classificação como Interesse Municipal; 29 setembro - Edital n.º 11/09 com a classificação do imóvel como IM - Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Bibliografia

MOURO, Carlos; PENA, Horácio - Para a História do Club Setubalense (1855-2010): 155 anos. Setúbal: Club Setubalense, 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login