Casa da Quinta da Vista Alegre / Hotel Rural da Quinta da Vista Alegre

IPA.00035817
Portugal, Porto, Paços de Ferreira, Freamunde
 
Casa nobre integrada em quinta, de construção oitocentista, adaptada a hotel de turismo rural, no séc. 20. Apresenta casa de planta retangular composta por vários corpos, e fachadas de grande simplicidade, rasgadas por vãos retilíneos, uma delas com portal em arco, de linguagem eclética, entre óculos elípticos. O brasão de família surge no portão da propriedade, em ferro, sobre murete de cantaria almofadada, de linguagem clássica.Possui amplos jardins, com várias fontes e pérgulas.
 
Registo visualizado 96 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta retangular, composta por vários corpos articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de três águas com águas furtadas, rematadas em, beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, com cunhais, remate, em cornija, e molduras dos vãos de pintados de branco. As fachadas são rasgadas por vãos retilíneos, destacando-se na virada a nordeste portal em arco, de volta perfeita, ornado de elementos vegetalistas e chave relevada, sobre pilastras almofadadas e com motivo vegetalista, ladeado por dois óculos elípticos. Na fachada noroeste, virada aos jardins e espelho de água, é totalmente envidraçada e, junto à fachada sudoeste, possui piscina.

Acessos

Freamunde, Rua Leopoldo Saraiva, n.º 48. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,290782; long.: 8,340873

Protecção

Em vias de classificação *1

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da povoação. A casa, disposta junto à via de acesso, insere-se numa quinta, vedada por muro, com portal armoriado, com amplos jardins relvados, contendo fontes e pérgulas.

Descrição Complementar

Possui duas salas de eventos, a Sala D. Maria, a sala envidraçada, com capacidade de 300 lugares sentados, e a sala D. António, mais intimista, com capacidade para 75 lugares sentados. A quinta dispõe ainda de uma suite e nove cartes, dos quais três são quartos executivos e seis tipo standard.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: unidade hoteleira

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1866 - data inscrita no portal de acesso à quinta; séc. 20 - adaptação a hotel de turismo rural.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF: Edifício principal e conjunto da entrada e acessos, todos os anexos, da Quinta de Vista Alegre. Encontra-se Em vias de classificação para Monumento de Interesse Municipal.

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login