Mamoas 1 e 2 de Outeiro de Lesenho

IPA.00035813
Portugal, Vila Real, Boticas, Vilar e Viveiro
 
Monumentos funerários megalíticos, formados por duas mamoas, uma delas de maior diâmetro, e câmara funerária incompleta, uma com quatro esteiros, ao que parece conservando a laje da cobertura ainda que deslocada, e outra apenas com três esteios.
 
Registo visualizado 203 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta / Mamoa    

Descrição

Grupo de dois monumentos funerários, implantados a cerca de um quilómetro de distância entre si. A MAMOA 1, é formada pela mamoa propriamente dita, constituindo um montículo sub-circular, com cerca de 12 metros de diâmetro, e câmara funerária, de que conserva quatro esteios, com a laje de cobertura ao que parece ainda no local, mas deslocada. A MAMOA 2 é formada pela mamoa propriamente dita, constituindo um montículo com cerca de 7 metros de diâmetros e da câmara funerária conserva três esteios.

Acessos

Vilar e Viveiro, Mamoa 2: WGS84 (graus decimais) lat.: 41,648909; long.: -7,756340; Canedo, Mamoa 1: WGS84 (graus decimais) lat.: 41,640618; long.: -7,756321

Protecção

Categoria: SIM - Sítio de Interesse Municipal, Edital da Câmara Municipal de Boticas de 04 janeiro 2012

Enquadramento

Rural, isolado, num morro cónico bem destacado na paisagem, sobranceiro ao Corgo dos Lamais. Os monumentos funerários implantam-se nas imediações do Castro de Lesanho (v. IPA.00005723), em dois concelhos distintos, a Mamoa 1, no de Ribeira de Pena, e a Mamoa 2, no concelho de Boticas, ambas em posição pouco destacada na paisagem e cobertas por vegetação rasteira (carqueja e urze).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: mamoa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Megalítico - construção dos monumentos funerários; 2011, 09 maio - proposta de classificação da Câmara Municipal de Boticas; 28 julho - proposta da DRC do Norte para encerramento do processo de classificação das mamoas no âmbito do IGESPAR, I.P., por não terem valor de âmbito nacional, e envio à Câmara Municipal de Boticas para eventual classificação como de Interesse Municipal; 04 agosto - Despacho de arquivamento do diretor do IGESPAR, I.P.; 07 outubro - Despacho de abertura do processo de classificação das mamoas do presidente da Câmara Municipal de Boticas; 11 outubro - Edital da Câmara Municipal de Boticas a publicitar a abertura do procedimento de classificação das mamoas; 23 dezembro - Deliberação da Assembleia Municipal de Boticas relativa à classificação das Mamoas.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

OLIVEIRA, Catarina - «Mamoas 1 e 2 de Outeiro de Lesenh». In Direção Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/15807174 ), [consultado em 19 setembro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login