Villa Elvira / Casa dos Baratas

IPA.00035796
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, São Félix da Marinha
 
Casa de veraneio construída em finais do séc. 19, com planta retangular irregular, e coberturas de duas águas, dispostas transversalmente, evoluindo as fachadas em quatro pisos, a principal de dois panos, um deles recuado, e rasgada por vãos retilíneos sem moldura.
 
Registo visualizado 224 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Chalet  

Descrição

Acessos

São Félix da Marinha, Praia da Granja; Avenida da República, n.º 2260

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, isolado, integrado na zona de veraneio de Praia da Granja, formando frente de rua, possuindo passeio separador. Nas imediações, para nascente, implanta-se a estação ferroviária da Granja.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1758 - os terrenos que compõem atualmente a Praia da Granja integravam a Quinta da Granja, pertencente ao Mosteiro de São Salvador de Grijó; 1836 - após a extinção das Ordens Religiosas, procede-se à venda, em hasta pública, dos terrenos que compunham a quinta, passando posteriormente por diferentes proprietários; 1860 - compra da quinta por Frutuoso da Silva Ayres, comerciante da região beirã; 1870, cerca - Silva Ayres manda construir nos terrenos um conjunto de sete casas de veraneio e procede à venda de mais uns lotes, tornando-se o promotor da estância balnear da Praia da Granja; o proprietário projeta ainda os arruamentos do bairro e autoriza que a linha de caminho de ferro, que ligava Vila Nova de Gaia a Lisboa, passasse na sua propriedade, permitindo o crescimento do bairro; séc. 19, finais - construção da Villa Elvira, existindo, ao que parece, nas suas imediações uma outra casa com a mesma denominação, construída em 1911, o que leva a alguma confusão entre as duas; séc. 20, início - aqui funciona uma pensão; 1930 - aquisição da casa pela atual família proprietária, passando a ser conhecida como Casa dos Baratas; 2013, 24 julho - Deliberação de abertura do procedimento de classificação do imóvel pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; 13 agosto - publicação do Aviso n.º 10248/2013, em DR, 2.ª série, n.º 155, relativo à abertura do procedimento de classificação da Casa dos Baratas ou Vila Elvira, como Monumento de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

OLIVEIRA, Catarina - «Casa dos Baratas ou Villa Elvira». In Direcção Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/17812686), [consultado em 28 agosto 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login