Palacete Júlio de Lima, jardim e espaço envolvente

IPA.00035781
Portugal, Braga, Braga, Braga (São Vicente)
 
Palacete construído no final do séc. 19 / início do séc. 20, com planta irregular e fachadas evoluindo em dois pisos, inserido em amplo jardim.
 
Registo visualizado 1534 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Acessos

São Vicente, Rua Gabriel Pereira de Castro; Rua Dr. Júlio de Lima

Protecção

Categoria: CIM - Conjunto de Interesse Municipal, Edital n.º 156/2023, DR, 2.ª série, n.º 17 de 24 janeiro 2023

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se num quarteirão, de planta irregular, com três lados circundados por ruas, formando amplo jardim. No enfiamento da fachada principal desenvolve-se arruamento, mandado abrir pelo proprietário do palacete, e que tem o seu nome.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: João de Moura Coutinho de Paiva Cardoso de Lima de Almeida de'Eça (séc. 19 / 20).

Cronologia

1859, 19 março - data do nascimento de Júlio António de Amorim Lima, na vila de Arcos de Valdevez, filho de José Vicente de Amorim e Inácia Joaquina de Lima; 1871 - vai trabalhar para Braga como aprendiz num estabelecimento comercial; 1899 - por morte dos seus tios, herda a Fábrica Nova da Romeira, de fiação e tecidos, em Triana, Alenquer; 1900, cerca - abre em Braga a fábrica "A Industrial", de confeção, venda e exportação de chapéus, que se tornaria famosa; séc. 19, finais / séc. 20, início - Júlio Lima manda construir o palacete, com projeto do arquiteto João de Moura Coutinho de Paiva Cardoso de Lima de Almeida de'Eça; 1914, 25 novembro - recebe o Diploma de Sócio Honorário do Atheneu Comercial de Braga; 1922 - Júlio Lima manda abrir uma Rua no enfiamento do seu palacete, e mandou construir casas apalaçadas de ambos os lados da mesma; 28 agosto - Câmara Municipal aprova a denominação para a rua "Rua Júlio Dinis", proposto pelo vereador Ferreira Capa, em reconhecimento das suas ações; 1930, 23 janeiro - confirmação da designação da rua; 1942, 09 setembro - data da morte de Júlio Lima, não deixando filhos; 2015, 13 julho - requerimento de classificação do imóvel da ASPA; 2016, 07 junho - proposta da DRC do Norte para abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional e fixação de uma Zona Especial de Proteção Provisória; 30 junho - devolução do processo à DRC do Norte para reanálise; 11 agosto - reenvio do processo pela DRC do Norte sem qualquer alteração ; 2017, 10 março - Despacho de abertura do procedimento de classificação e de fixação de uma Zona Especial de Proteção Provisória da diretora-geral da DGPC; 31 julho - publicação do anúncio de abertura do procedimento de classificação e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção Provisória em Anúncio n.º 132/2017, DR, 2.ª série, n.º 146; 2018, 26 março - publicação da deliberação de classificação do Conjunto edificado, composto pelo Palacete Júlio Lima, Jardim e Espaço Envolvente e pelo Conjunto Arquitetónico Urbano atribuído ao Arquiteto Moura Coutinho, como Bem Cultural de Interesse Municipal, em Edital n.º ED/119/2018 da Câmara Municipal de Braga; contudo, devido à inexistência desta categoria, há que aguardar a sua correção e a publicação dos despachos de abertura da classificação em Diário da República.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

«Júlio Lima». In Wikipédia (), [consultado em 03 agosto 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - Júlio Lima é reconhecido como um dos grandes beneméritos da cidade de Braga e não só. Foi benfeitor dos Santuários do Sameiro e do Bom Jesus do Monte, ao lado do seu palacete construiu, no início do séc. 20, o Colégio NIOBE, que, durante 19 anos, funcionou sem receber qualquer financiamentos do Estado, construiu escolas em várias freguesias do concelho, financiou várias actividades sociais e deu trabalho e ajudou centenas de pessoas carenciadas.

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login