Apeadeiro Ferroviário de Codeçais

IPA.00035772
Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Pereiros
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros, o depósito de água (reservatório) e uma toma de água. Contudo o apeadeiro integra o edifício de passageiros, com a zona de serviço e do público e a casa do chefe da estação, e o cais coberto, num só edifício, de planta retangular, com cobertura única rematada em abas corridas de madeira sobre mísulas do mesmo material, e fachadas de um piso, com vãos em arco, moldurados a cantaria. Os vãos retilíneos sem moldura devem corresponder a alterações posteriores no edifício. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros
 
Registo visualizado 95 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP) e depósito de água. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com coberturas em telhados de duas águas, rematadas em aba corrida de madeira, lateralmente revestida a metal, sobre mísulas de madeira. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com dois panos marcados por falsa pilastra, sendo esta, o soco, os cunhais e o remate, em cornija, de massa pintadas. A fachada principal, virada a sul, é rasgada, no pano esquerdo, por porta de verga reta e, o direito, por portas de arco abatido e molduras de cantaria. Na fachada lateral esquerda abre-se portal de acesso ao cais coberto, em arco de volta perfeita, com moldura de cantaria e chave relevada, e na lateral direita um olho de boi. A fachada posterior, virada à linha, é rasgada, no pano esquerdo, por duas janelas de peitoril e portal, de molduras iguais às da frontaria, e, no direito, porta de verga reta. As fachadas laterais e a posterior apresentam toponímias em relevo. Os vãos, à exceção dos de acesso ao vestíbulo, estão atualmente emparedados. INTERIOR: o espaço estava dividido entre áreas de serviço, sala de espera e habitação do chefe de estação. A paisagem ferroviária apresenta ainda outros vestígios complementares, tais a linha ferroviária e uma toma de água vandalizada.

Acessos

Pereiros, Lugar de Codeçais; EN 314; IC 5; Linha do Tua - Ponto quilométrico 25,024 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,337843, long.: -7,315144

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no exterior da povoação e junto ao rio Tua.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1887, 29 setembro - inauguração da circulação da linha entre Tua e Mirandela; séc. 20 - provável construção do edifício do apeadeiro de Codeçais, inserida em troço desativado entre Cachão e Carvalhais; 2008, agosto - encerramento da circulação ferroviária no troço entre Tua e Cachão, após um acidente, e do edifício do apeadeiro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Bibliografia

«O que se fez em caminhos de ferro no ano de 1939». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 janeiro 1940, n.º 52, p. 38; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, p. 134.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login