Apeadeiro Ferroviário de Codeçais
| IPA.00035772 |
Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Pereiros |
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Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros, o depósito de água (reservatório) e uma toma de água. Contudo o apeadeiro integra o edifício de passageiros, com a zona de serviço e do público e a casa do chefe da estação, e o cais coberto, num só edifício, de planta retangular, com cobertura única rematada em abas corridas de madeira sobre mísulas do mesmo material, e fachadas de um piso, com vãos em arco, moldurados a cantaria. Os vãos retilíneos sem moldura devem corresponder a alterações posteriores no edifício. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros |
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Registo visualizado 172 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
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Descrição
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CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP) e depósito de água. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com coberturas em telhados de duas águas, rematadas em aba corrida de madeira, lateralmente revestida a metal, sobre mísulas de madeira. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com dois panos marcados por falsa pilastra, sendo esta, o soco, os cunhais e o remate, em cornija, de massa pintadas. A fachada principal, virada a sul, é rasgada, no pano esquerdo, por porta de verga reta e, o direito, por portas de arco abatido e molduras de cantaria. Na fachada lateral esquerda abre-se portal de acesso ao cais coberto, em arco de volta perfeita, com moldura de cantaria e chave relevada, e na lateral direita um olho de boi. A fachada posterior, virada à linha, é rasgada, no pano esquerdo, por duas janelas de peitoril e portal, de molduras iguais às da frontaria, e, no direito, porta de verga reta. As fachadas laterais e a posterior apresentam toponímias em relevo. Os vãos, à exceção dos de acesso ao vestíbulo, estão atualmente emparedados. INTERIOR: o espaço estava dividido entre áreas de serviço, sala de espera e habitação do chefe de estação. A paisagem ferroviária apresenta ainda outros vestígios complementares, tais a linha ferroviária e uma toma de água vandalizada. |
Acessos
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Pereiros, Lugar de Codeçais; EN 314; IC 5; Linha do Tua - Ponto quilométrico 25,024 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,337843, long.: -7,315144 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Rural, isolado, no exterior da povoação e junto ao rio Tua. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
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Devoluto |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003) |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1887, 29 setembro - inauguração da circulação da linha entre Tua e Mirandela; séc. 20 - provável construção do edifício do apeadeiro de Codeçais, inserida em troço desativado entre Cachão e Carvalhais; 2008, agosto - encerramento da circulação ferroviária no troço entre Tua e Cachão, após um acidente, e do edifício do apeadeiro. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes autónomas. |
Materiais
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Bibliografia
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«O que se fez em caminhos de ferro no ano de 1939». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 janeiro 1940, n.º 52, p. 38; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, p. 134. |
Documentação Gráfica
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Fotográfica
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DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Administrativa
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal) |
Actualização
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