Apeadeiro Ferroviário de Vilarinho

IPA.00035769
Portugal, Bragança, Vila Flor, União das freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros, as instalações sanitárias e o cais coberto fechado. O edifício de passageiros tem planta retangular e fachadas de um piso, de grande simplicidade, terminadas em friso e cornija de massa, rasgadas por vãos abatidos, moldurados. O espaço interior divide-se em zona destinada à habitação do chefe de estação e à área de serviço e do público. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP), cais coberto (CC) fechado e instalações sanitárias. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com cobertura em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples, e sobreposta por chaminé. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com soco, cunhais e friso e cornija do remate em cantaria pintada. A fachada principal, virada a sudeste, é rasgada por vãos de arco abatido, correspondendo a duas portas e duas janelas de peitoril centrais. As fachadas laterais terminam em empena e apresentam toponímias em relevo, tal como a fachada posterior, virada à linha, que é rasgada por duas janelas de peitoril e porta, todas de arco abatido e molduradas; alguns vãos estão atualmente emparedados. No INTERIOR o espaço estava dividido entre as áreas de serviço, sala de espera e habitação do chefe de estação. O CAIS COBERTO, a sudoeste do edifício de passageiros, tem planta retangular e cobertura em telhados de duas águas, terminadas em longas abas corridas, suportadas por vigamento de asnas, sobre pilares e escoras de madeira, colocados ao longo das fachadas. Apresenta as fachadas rebocadas e pintadas de branco, lateralmente rasgadas superiormente, formando respiradouros. A fachada virada à linha é rasgada por ampla porta, com folhas de correr e a do topo nordeste por porta de arco abatido, moldurada e atualmente emparedada. A paisagem ferroviária apresenta ainda outros vestígios complementares, tais como como a via-férrea.

Acessos

Vilarinho das azenhas, EN 15-4; IC 5; Linha do Tua - Ponto quilométrico 37,778 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,384460, long.: -7,208672

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, adossado, fora da povoação, a cerca de 700m da mesma, e junto ao rio Tua. É servida por estrada alcatroada, possuindo muro de alvenaria rebocada delimitando lateralmente a estação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1887, 29 setembro - inauguração da circulação da linha entre Tua e Mirandela; séc. 20 - provável construção do edifício do apeadeiro de Vilarinho, inserido em troço desativado entre Tua e Cachão; 2008, agosto - encerramento da circulação ferroviária no troço entre Tua e Cachão, após um acidente, e do edifício da estação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Bibliografia

«O que se fez em caminhos de ferro no ano de 1939». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 janeiro 1940, n.º 52, p. 38; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, p. 134.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Companhia Nacional de Caminhos de Ferro: 1939 - reparação do telhado do edifício de passageiros.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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