Apeadeiro Ferroviário de Brunheda

IPA.00035768
Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Pinhal do Norte
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros e o cais coberto fechado. O edifício de passageiros tem planta retangular e fachadas de um piso, de grande simplicidade, com os telhados terminados em aba corrida de madeira, rasgadas por vãos abatidos, moldurados. O espaço interior divide-se em zona destinada à habitação do chefe de estação e à área de serviço e do público. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
Registo visualizado 173 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP) e cais coberto (CC) fechado. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com cobertura em telhado de duas águas, rematadas em aba corrida, de madeira, sobre mísulas, e sobreposta por chaminé. Fachadas de um piso, ao nível da linha férrea, rebocadas e pintadas de branco, com soco, cunhais e friso do remate a cinzento. A fachada principal e a posterior são rasgadas por três vãos de arco abatido, com moldura em cantaria, alguns deles atualmente emparedados. A fachada principal surge virada a nascente e a posterior, virada à linha, tem dois portais e uma janela de peitoril. As fachadas laterais, em empena e rasgadas por olho de boi, e a posterior, sobre o vão central, apresentam toponímias em relevo. No INTERIOR o espaço estava dividido entre as áreas de serviço, sala de espera e habitação do chefe de estação. O CAIS COBERTO, a sul do edifício de passageiros, tem planta retangular e cobertura em telhados de duas águas, terminadas em longas abas corridas, suportadas por vigamento de asnas, sobre pilares e escoras de madeira, colocados ao longo das fachadas. Apresenta as fachadas rebocadas e pintadas de branco, lateralmente rasgadas superiormente, formando um respiradouro. As fachadas laterais e a do topo noroeste são rasgadas por ampla porta, com folhas de correr, e a virada a sudoeste por porta e janela sobreposta por uma outra central, mais pequena. A paisagem ferroviária apresenta ainda outros vestígios complementares, tais como as linhas, principais e secundárias, e aparelhos de mudança de via (AMV, ou agulhas, como são conhecidas na gíria ferroviária).

Acessos

Pinhal do Norte, EN 314-1; Linha do Tua - Ponto quilométrico 21,189 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,328945, long.: -7,357319

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, adossado, fora da povoação e junto ao rio Tua. O edifício de passageiros tem adossado à fachada lateral esquerda alpendre de madeira e cobertura metálica.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1887, 29 setembro - inauguração da circulação da linha entre Tua e Mirandela; séc. 20 - construção do edifício do apeadeiro de Brunheda, inserido em troço desativado entre Tua e Cachão; 2008, agosto - encerramento da circulação ferroviária no troço entre Tua e Cachão, após um acidente, e do edifício do apeadeiro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Bibliografia

«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, p. 134.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login