Estação Ferroviária de Abreiro

IPA.00035767
Portugal, Bragança, Vila Flor, Freixiel
 
Estação ferroviária da Linha do Tua, construída no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros e o cais coberto fechado. O edifício de passageiros tem planta retangular e fachadas de um piso, de grande simplicidade, sendo dividido em dois panos, correspondentes à divisão espacial interior, com uma zona destinada à habitação do chefe de estação e outra á área de serviço e do público, rasgadas por vãos abatidos. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP) e cais coberto (CC) fechado. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com cobertura em telhado de quatro águas, sobrepostas por duas chaminés. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com soco, cunhais e friso do remate de cantaria, pintados de cinzento. A fachada principal e a posterior têm dois panos, desiguais, marcados por falsa pilastra, o maior rasgado por três vãos de portas, de arco abatido, com moldura em cantaria, atualmente emparedados, à exceção da central da fachada posterior. A fachada principal surge virada a nascente e na posterior, virada à linha, existe ainda um outro vão, mais pequeno e de verga reta, também emparedado. As fachadas laterais e a posterior, sobre o vão central, apresentam toponímias em relevo. No INTERIOR o espaço estava dividido entre as áreas de serviço, sala de espera e habitação do chefe de estação. O CAIS COBERTO, ergue-se a norte do edifício de passageiros, com planta retangular e já sem cobertura. Apresenta as fachadas rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por vãos de verga reta ou abatida, atualmente emparedados. A paisagem ferroviária apresenta ainda outros vestígios complementares, tais como as linhas principais e secundárias, aparelhos de mudança de via (AMV, ou agulhas, como são conhecidas na gíria ferroviária) e uma ponte metálica.

Acessos

Freixiel, EN 314; Linha do Tua - Ponto quilométrico 29,252 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,347790, long.: -7,277980

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, a cerca de 1 Km da povoação de Abreiro, junto ao rio Tua, mas já integrado na freguesia vizinha de Freixiel, do concelho de Vila Flor, de que o rio faz a separação. Junto à estação existem as ruínas da antiga ponte de Abreiro (v. IPA.00022126) e a nova ponte, inaugurada em 1959 (v. IPA.00022126).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1887, 29 setembro - inauguração da circulação da linha entre Tua e Mirandela; séc. 20 - construção do edifício da estacão de Abreiro; 2008, agosto - encerramento da circulação ferroviária no troço entre Tua e Cachão, após um acidente, e do edifício da estação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Bibliografia

«O que se fez em caminhos de ferro no ano de 1939». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 Janeiro 1940, n.º 52, p. 38; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, p. 134.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Companhia Nacional de Caminhos de Ferro: 1939 - obras de reparação do telhado do edifício de passageiros.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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