Estação Ferroviária de Larinho

IPA.00035726
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, Larinho
 
Estação ferroviária da Linha do Sabor, construída no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros e do cais coberto fechado, adossados, (EP+CC), o primeiro apresentando maior preocupação decorativa, e o edifício das instalações sanitárias. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Pocinho (Linha do Douro) (v. IPA.00024173) e a estação de Duas Igrejas (v.IPA.00026755).
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Conjunto composto por edifício de passageiros, cais coberto e edifício das instalações sanitárias, O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS é de planta retangular simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em abas corridas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais de cantaria, rematadas em cornijas do mesmo material. Fachada principal virada a sul, rasgada por três vãos de perfil abatido e moldura simples, correspondentes a três portas. A fachada lateral esquerda encontra-se adossada ao Cais Coberto e a lateral direita remata em empena, rasgada por porta ostentando painel informativo com o nome da estação, em relevo. Fachada posterior virada à antiga linha férrea, rasgada por três portas. INTERIOR com as áreas de serviço no piso térreo e a antiga habitação do chefe de estação no superior. CAIS COBERTO de planta retangular simples com cobertura em telhado de duas águas, rematadas em abas corridas. As fachadas laterais estão rasgadas por amplos portões para carga, ladeados por janelas jacentes de perfil abatido e envolvidas parcialmente por molduras. Fachada principal com acesso por rampa, rematada em empena, com porta em arco abatido.

Acessos

Larinho, Largo da Estação. WGS84 (graus decimais): lat.: 41,193937; long.: -7,017884; Linha do Sabor - Ponto quilométrico 16,477 (PK)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado a sul da povoação, a pouco mais de 1Km, junto a um bairro de casas unifamiliares, de feitura mais recente. Encontra-se em zona plana, com acesso por via pública pavimentada a calçada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Transportes: apoio à ecopista

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1911, 17 setembro - inauguração da estação de Larinho; séc. 20, década 30 - construção dos edifícios que compõem a estação; 1988, agosto - encerramento do serviço de caminhos-de-ferro no local; séc. 21 - a estação é subsconcessionada à Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; estruturas de madeira; modinaturas, cunhais, cornijas, chafariz em cantaria de granito; coberturas e caxilharias de madeira; estrutura do alpendre em metal; coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

«Ainda o que se fez nos Caminhos de Ferro em Portugal no ano de 1932». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 de Janeiro de 1933, n.º 46, pp. 61-63; «Linhas do Estado». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 fevereiro 1934, n.º 47, p. 76; NUNES, José Sousa - «A Via e Obras nos Caminhos de Ferro em Portugal». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 junho 1949, n.º 62, pp. 418-422; «Parte Oficial». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto 1938, n.º 50, pp. 371-374; REIS, Francisco Cardoso dos, GOMES, Rosa Maria, GOMES, Gilberto, et al. - «Os Caminhos de Ferro Portugueses 1856-2006». In CP, Comboios de Portugal e Público-Comunicação Social S. A. P.. (2006), p. 62, 150; SOUSA, José Fernando de - «Pocinho a Miranda». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto de 1903, n.º 16, pp. 251-253; SOUSA, José Fernando de - «As Linhas do Sabor, do Corgo e do Tâmega». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 janeiro 1935, n.º 47, pp. 39-40; SOUSA, José Fernando de - «Linha do Sabor: Inauguração do Troço de Mogadouro a Duas Igrejas». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 junho 1938, n.º 50, pp. 251-252; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, pp. 134, 139; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, pp. 528-530.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Acordo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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