Estação Ferroviária de Felgar

IPA.00035725
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, União das freguesias de Felgar e Souto da Velha
 
Estação ferroviária da Linha do Sabor, construída no séc. 20, conservando ainda vestígios do edifício de passageiros e das instalações sanitárias. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Pocinho (Linha do Douro) (v. IPA.00024173) e a estação de Duas Igrejas (v.IPA.00026755).
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Conjunto composto por edifício de passageiros (EP) e edifício das instalações sanitárias. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS é de planta rectangular simples, sem cobertura, com as paredes ostentando vestígios de estarem rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal virada a sul. O INTERIOR estava dividido entre as áreas de serviço e a habitação do chefe de estação.

Acessos

Felgar, Largo da Estação. WGS84 (graus decimais): lat.: 41,202340; long.: -6,955705; Linha do Sabor - Ponto quilométrico 25,471 (PK)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Florestal, isolado, impmantado a sul da povoação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1911, 17 setembro - inauguração da estação de Felgar; séc. 20, década 30 - construção dos edifícios que compõem a estação; 1988, agosto - encerramento do serviço de caminhos-de-ferro no local.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada.

Bibliografia

«Ainda o que se fez nos Caminhos de Ferro em Portugal no ano de 1932». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 de Janeiro de 1933, n.º 46, pp. 61-63; «Linhas do Estado». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 fevereiro 1934, n.º 47, p. 76; NUNES, José Sousa - «A Via e Obras nos Caminhos de Ferro em Portugal». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 junho 1949, n.º 62, pp. 418-422; «Parte Oficial». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto 1938, n.º 50, pp. 371-374; REIS, Francisco Cardoso dos, GOMES, Rosa Maria, GOMES, Gilberto, et al. - «Os Caminhos de Ferro Portugueses 1856-2006». In CP, Comboios de Portugal e Público-Comunicação Social S. A. P.. (2006), p. 62, 150; SOUSA, José Fernando de - «Pocinho a Miranda». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto de 1903, n.º 16, pp. 251-253; SOUSA, José Fernando de - «As Linhas do Sabor, do Corgo e do Tâmega». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 janeiro 1935, n.º 47, pp. 39-40; SOUSA, José Fernando de - «Linha do Sabor: Inauguração do Troço de Mogadouro a Duas Igrejas». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 junho 1938, n.º 50, pp. 251-252; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, pp. 134, 139; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, pp. 528-530.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Acordo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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