Convento e Seminário de Nossa Senhora dos Anjos de Brancanes / Convento de Brancanes

IPA.00035715
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Convento, igreja e seminário construído no final do século 17, sofreu diversas campanhas de obras no decorrer das centúrias seguintes que muito lhe alteraram as características. Apresenta, contudo, alguns elementos maneiristas visíveis na sobriedade da fachada da igreja delimitada por cunhais de alvenaria encimados por pináculos, com alteamento de empena em frontão curvo delimitada por cornija e centralizada por nicho, hoje vazado. Desenvolve-se em três registos, sendo o primeiro rasgado, originalmente, por três pórticos em arcos de volta perfeita de acesso a uma possível galilé. Do interior da igreja de nave única, assim como das dependências conventuais, já pouco existe, sendo de assinalar os azulejos setecentistas ainda existentes na Capela de Nossa Senhora da Piedade, no claustro principal e na portaria conventual. Igualmente de salientar é a Capela de Nossa Senhora da Guia, com vários painéis e abóbada coberta por azulejos, que se encontra na cerca conventual.
 
Registo visualizado 815 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Terceiros

Descrição

Conjunto de planta poligonal composta pela articulação de dois corpos retangulares, de dois e três registos, que se desenvolvem longitudinalmente no sentido noroeste - sudeste, e de três perpendiculares, de dois registos, permitindo a formação de dois grandes claustros idênticos. O corpo retângular a ocidente é ocupado até meio pela igreja conventual, de três registos, no final da qual apresenta, na face interna, um quadrado adossado, correspondente à sineira. Cobertura em telhado, predominantemente de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por janelas retilíneas com moldura de alvenaria calcária simples. Fachada principal orientada a sudeste, é composta dois panos, sendo o primeiro o da fachada principal da igreja, precedida por pequeno adro e escadaria em pedra calcárea. A fachada da igreja é delimitada por cunhais de alvenaria encimados por pináculos, apresenta alteamento de empena curva delimitada por cornija e centralizada por nicho, hoje vazado, desenvolve-se em três registos, sendo o primeiro rasgado originalmente por três pórticos de acesso a uma possível galilé, os dois laterais encontram-se hoje entaipados, a estes sobrepõem-se, no segundo registo, três janelas retilíneas com moldura de alvenaria simples. No terceiro registo, cego, encontram-se inscritas as iniciais do Batalhão de Serviços de Saúde (BSS) de Setúbal, que ocupou a igreja nos anos de 1980. O segundo pano desta fachada, assim como a fachada lateral direita e a posterior são conventuais, muito simples, desenvolvem-se maioritariamente em dois pisos, sendo rasgados por janelas de peitoril. A fachada lateral esquerda desenvolve-se em dois e três pisos, apresenta até metade, um pano conventual, o segundo pano corresponde à fachada lateral da igreja, em três registoa. No centro da fachada lateral direita, no topo do corpo perpendicular que encerra ao dois claustros, existe um pano com empena alteada em frontão triangular. INTERIOR: a antiga galilé da igreja foi transformada em pequena capela, à esquerda deste espaço fica a portaria do edifício do convento, onde se conservam painéis de azulejos azuis e brancos, representando as ocupações diárias dos frades. Frente à qual se encontra a Capela de Nossa Senhora da Piedade, revestida a azulejos setecentistas, aqui se encontra a sepultura da Marquesa de Minas. Ao centro rasga-se o pórtico da igreja de nave única, com teto de madeira, encontra-se vazia, com a nave dividida por uma placa de betão, em dois andares. Arco triunfal entaipado. Também as dependências conventuais foram muito alteradas. Claustro principal com cobertura em abóbada de aresta assente em cinco arcos de volta perfeita de cada lado, paredes revestidas por silhares de azulejos.

Acessos

Rua Artilharia de Costa.

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 03/2010 de 2 março.

Enquadramento

Periurbano. No topo de uma encosta a noroeste da cidade de Setúbal, sobranceiro à Estrada Nacional número 10.

Descrição Complementar

Na cerca do convento existe a Fonte de São João Baptista, com bacia trilobada e uma cercadura rococó, revestida por um painel de azulejos setecentistas, que está presentemente soterrada, e a Capela de Nossa Senhora da Guia, com vários painéis e abóbada coberta por azulejos.

Utilização Inicial

Religiosa: convento / Educativa: seminário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1682 - é assente, por iniciativa de Frei António das Chagas, e com o patrocínio de D. Pedro II (1648 - 1706), na quinta que fora de Branca Anes, a primeira pedra do Convento e Seminário de Nossa Senhora dos Anjos de Brancanes, da Ordem dos Frades Menores de São Francisco; a sua edificação contou, para além do patrocínio régio, com o contributo de esmolas oferecidas pelos donos das marinhas de sal; 1696 - inauguração do convento que, muito embora ainda estivesse por concluir, recebe os primeiros frades; 1706 - à data da morte do monarca as obras ainda se encontravam por concluir; 1711 - os trabalhos são retomadas após o cenóbio receber a visita de D. João V (1689 - 1750), nesta data passa a Seminário para Missionários Apostólicos de Brancanes, com governo autónomo; 1713, 11 agosto - acolhe o primeiro noviço, João da Lapa; 1744 - é edificada a Capela de Nossa Senhora da Piedade, que após 1747, receberia o túmulo da marquesa de Minas; 1752 - os missionários de Brancanes, que vinham aumentando a sua influência e fazendo valer o seu papel evangelizador, criam em Vinhais um seminário, que estaria na origem da criação da Venerável Ordem Terceira da Penitência de Vinhais; 1755, 01 novembro - o terramoto destrói as instalações da edilidade de Setúbal, que, após esta data, passa a funcionar em Brancanes; 1808, março - é ocupado pelas tropas napoleónicas, que o transformam em hospital militar; a igreja é então destruída e saqueada, tendo algumas sepulturas sido profanadas; 1811 - 1812 - reconstrução da igreja; 1834, 30 maio - é promulgado o decreto que determina a extinção das ordens religiosas masculinas e a incorporação dos seus bens na Fazenda Nacional; dá-se então a extinção do cenóbio; séc. 19 - é adquirido por particulares que o vendem ao Convento de Santo António do Varatojo de Torres Vedras; 1910, 04 a 05 outubro - durante a noite sofre um incêndio; a partir do início da República é transformado em quartel; c. 1980 - é ocupado Batalhão do Serviço de Saúde do Exército; 1998 - é cedido pelo Ministério da Defesa ao da Justiça; 1998 - 2007 - aí funciona o Estabelecimento Prisional de Brancanes, desativado neste último ano; 2008 - encontra-se para venda; 2010, 02 março - é classificado pela autarquia como Interesse Municipal (Edital n.º 03/2010 da Câmara Municipal de Setúbal).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Bibliografia

AMEAL, João - Setúbal, Sete Séculos de História. Setúbal, 1950; PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, FERREIRA, Pedro Augusto - Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias.... Lisboa, 1990; RODRIGUES, F. de Matos - Os azulejos setecentistas do Convento de Brancanes em Setúbal, actual BSS. Setúbal, 1987; http://www.mun-setubal.pt/GuiaEventos/Artigos/default.asp?tipo=7&dia=1&Mes=1&Ano=2010 (acedido em março 2017).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73105)

Documentação Administrativa

DGLAB/ANTT: Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 510 - "Fundação de Brancanes do santo Seminário de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula mandada fazer pelos prelados a frei João de Jesus Maria que dedica o seu trabalho à mesma Senhora. Tomo primeiro". 1740; Guia de Fundos Eclesiásticos: Ordem dos Frades Menores, Convento e Seminário de Nossa Senhora dos Anjos de Brancanes, 1688 - 1833 (PT/TT/CSBRN)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login