Aqueduto Romano de Olisipo na Amadora

IPA.00035706
Portugal, Lisboa, Amadora, Mina de Água
 
Troço de aqueduto romanos de planta retangular, construída em aparelho de pedra e cimento hidráulico, directamente assente no terreno regularizado com pedras basálticas, sobre a qual foram erguidas duas paredes do mesmo material, formando uma caleira revestida a cimento impermeável. Não foram encontrados elementos que pudessem ter constituído uma cobertura da caleira, que, a seguir a céu aberto, assumiria mais a tipologia de um canal de irrigação do que de um aqueduto urbano. Um dos elementos mais interessantes do percurso é uma queda de água com desnível de cerca 70 cm, destinada a possibilitar uma descida acentuada da cota da caleira sem alteração da sua inclinação.
 
Registo visualizado 466 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio          

Descrição

Planta retangular, construída em aparelho de pedra e cimento hidráulico, directamente assente no terreno regularizado com pedras basálticas, sobre a qual foram erguidas duas paredes do mesmo material, formando uma caleira revestida a cimento impermeável. Não foram encontrados elementos que pudessem ter constituído uma cobertura da caleira, que, a seguir a céu aberto, assumiria mais a tipologia de um canal de irrigação do que de um aqueduto urbano. Um dos elementos mais interessantes do percurso é uma queda de água com desnível de cerca 70 cm, destinada a possibilitar uma descida acentuada da cota da caleira sem alteração da sua inclinação.

Acessos

Avenida do Ultramar. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,76689; long.: -9,249602

Protecção

Em vias de classificação / Incluído na Zona Especial de Proteção do Aqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados (v. IPA.00006811)

Enquadramento

Urbano. Insere-se na zona urbana da freguesia da Mina de Água, a norte da linha férrea, na zona a noroeste da estação ferroviária da Amadora, acompanhando o bairro de Carenque e a sua ligação ao concelho de Sintra, nomeadamente da união de freguesias de Queluz e Belas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica de condução: aqueduto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 03.

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 03 - início da construção do aqueduto de abastecimento a Olisipo (Lisboa), com origem na barragem romana de Belas (v. IPA.00006416), situada no vale da ribeira de Carenque, a cerca de 10 km da antiga Olisipo; 1620 - Leonardo Turriano, arquitecto milanês ao serviço de D. Filipe II, defende a sua recuperação; séc. 17 - são ainda visíceis as suas ruínas; 1929 - é identificado o seu limite sul junto ao bairro da Mina; os trabalhos arqueológicos então encetados permitem o reconhecimento de catorze sectores e a determinação parcial do trajecto, que desceria o vale de Carenque tal como o aqueduto setecentista das Águas Livres, embora a cotas mais baixas, seguindo aproximadamente a forma das curvas de nível até à Amadora, numa extensão aproximada de 1.300 metros; 2012, 08 maio - encontra-se em vias de classificação com despacho de abertura (Anúncio n.º 9908/2012, DR, 2.ª série, n.º 89).

Dados Técnicos

Estrutura monolítica

Materiais

Pedra calcárea e cimento hidráulico

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: www.patrimoniocultural.gov.pt

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login