Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, CTT, de Pedras Salgadas

IPA.00035694
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Bornes de Aguiar
 
Estação de correios, com construção iniciada em 1939, com planta retangular, de caráter funcional, o primeiro para os serviços de telégrafo, postais e telefónicos, e o segundo para a residência do chefe da estação. As fachadas evoluem em dois pisos, de linhas simples, destacando-se pela articulação de volumes geométricos, pelo retilíneo dos vãos, alguns assumidamente horizontais e outros mais verticais, sendo os da casa do chefe da estação mais tradicionais e tendo janela de sacada num dos ângulos da fachada principal. Conserva ainda, ladeando a porta principal, a antiga caixa de correio, embutida na parede, com moldura de cantaria inferiormente denticulada e, no interior, o traçado primitivo.
 
Registo visualizado 257 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Estação de correios (CTT)    

Descrição

Planta retangular, de volumes articulados, e coberturas diferenciados em telhados de quatro águas, rematadas em beirada simples, e em terraço no corpo mais baixo da fachada posterior. As fachadas têm dois pisos, separados por friso saliente, e terminadas em cornija, com o piso térreo revestido a cantaria e o segundo rebocado e pintado de branco, rasgadas por vãos retilíneos, moldurados, que no piso superior termina em pequena cornija.

Acessos

Bornes de Aguiar, Avenida Lopes de Oliveira; EM 548

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar de 23 fevereiro 2010

Enquadramento

Urbano, isolado, disposto de gaveto numa das principais vias estruturantes da povoação, nas imediações de um dos portões de acesso ao Complexo Termal das Pedras Salgadas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: estação de correios (CTT)

Utilização Actual

Comercial e turística: posto de turismo

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1939 - elaboração do projeto e orçamento do novo edifício da estação de Correios de Pedras Salgadas; junho - com a base de licitação de 263.172$50, realiza-se o concurso para adjudicação da empreitada de construção do edifício, onde são apresentadas seis propostas, sendo a mais baixa a do concorrente Domingos Manuel Dinis, na importância de 241.800$00; 2006, 24 agosto - o imóvel esteve em vias de classificação nos termos do Decreto-Lei n.º 173/2006, DR 1.ª série, n.º 16; 2009, 08 junho - proposta de encerramento da proposta de classificação da DRC do Norte, por não ter valor nacional; 16 junho - Despacho de encerramento do diretor do IGESPAR, I.P..

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/10970627 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DREMN (PT DGEMN:DREMN-0082/02), DGEMN:REE (PT DGEMN:REE-0015/082)

Intervenção Realizada

DGEMN: 1953 / 1954 / 1955 - obras de conservação do edifício adjudicadas ao empreiteiro António Areias.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2016

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login