Estação Ferroviária de Sendim

IPA.00035688
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, União das freguesias de Sendim e Atenor
 
Estação ferroviária da Linha do Sabor, construída no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros, o cais coberto fechado, o edifício das instalações sanitárias, um edifício de habitação e um depósito de água. O edifício de passageiros tem planta retangular e fachadas de um piso, com painéis de azulejos figurativos, de Gilberto Renda, alusivos a monumentos e atividades agrícolas da região, sendo dividido em duas zonas, uma destinada à habitação do chefe de estação, terminada em empena alteada com painel contendo o brasão de Portugal, e outra correspondente à área de serviço e do público, com alpendre virado à linha. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Pocinho (Linha do Douro) e a estação de Duas Igrejas.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP), cais coberto (CC), edifício das instalações sanitárias (WC), edifício de habitação de pessoal e depósito de água. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular e fachadas de um piso, terminadas em cornija e beirada simples, rebocadas e pintadas de branco, com onze painéis de azulejos figurativos, azuis e brancos, representando monumentos da região, paisagens e cenas campestres da época, painéis sob os vãos, um painel policromo com o escudo de Portugal e ainda dois painéis toponímicos. A fachada principal surge virada a nascente. O INTERIOR é dividido em duas zonas desiguais, a disposta a norte, menor, correspondente à habitação do chefe de estação, e a disposta a sul correspondente à área pública, com alpendre e sala de espera, e a de serviço, com área de telégrafo, bilheteira e despachos. Nas paredes existe silhar de azulejos de padrão policromo.

Acessos

Sendim, IC 5 (Nó de Sendim); EN 221-2; Largo da Estação. Linha do Sabor - Ponto quilométrico 93,951 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,396029; long.: -6,442694

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, a mais de um quilómetro da povoação.

Descrição Complementar

Na fachada principal do edifício de passageiros existem seis painéis de azulejos figurativos policromos e na posterior cinco, possuindo ambos, sob a cornija do corpo mais elevado painel de azulejos com o escudo de Portugal policromo e a inscrição "CAMINHOS DE FERRO DO ESTADO". As fachadas laterais possuem painel toponímico em azulejos azul e branco. O edifício das instalações sanitárias, situado a meia dúzia de metros a sul do Edifício de Passageiros, ostenta nas suas paredes exteriores silhar de azulejos de padrão policromo.

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Assistencial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJOS: Gilberto Renda (1930, década).

Cronologia

1938, 22 maio - inauguração da estação ferroviária de Sendim; 1988, agosto - encerramento da estação; séc. 21 - o edifício de passageiros è subconcessionado à Junta de Freguesia de Sendim.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

«Linhas do Estado». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 fevereiro 1934, n.º 47, p. 76; NUNES, José Sousa - «A Via e Obras nos Caminhos de Ferro em Portugal». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 junho 1949, n.º 62 pp. 418-422; «Parte Oficial». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto 1938, n.º 50, pp. 371-374; REIS, Francisco Cardoso dos, GOMES, Rosa Maria, GOMES, Gilberto, et al. - «Os Caminhos de Ferro Portugueses 1856-2006». In CP, Comboios de Portugal e Público-Comunicação Social S. A. P.. (2006), p. 62, 150; SOUSA, José Fernando de - «Pocinho a Miranda». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto de 1903, n.º 16, pp. 251-253; SOUSA, José Fernando de - «As Linhas do Sabor, do Corgo e do Tâmega». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 janeiro 1935, n.º 47, pp. 39-40; SOUSA, José Fernando de - «Linha do Sabor: Inauguração do Troço de Mogadouro a Duas Igrejas». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 junho 1938, n.º 50, pp. 251-252; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, pp. 134, 139; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, pp. 528-530.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

2014 - obras de conservação e restauro.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2016 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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