Edifício do Banho Mourisco

IPA.00035675
Portugal, Braga, Vizela, União das freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João)
 
Edifício termal, construído no séc. 19, em estilo revivalista, com fachadas de um piso, a principal revestida a cantaria, de três panos, o central mais salietne, terminado em cornija e ameias decorativas e rasgada por vãos em arco apontado.
 
Registo visualizado 396 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Termas    

Descrição

Planta retangular irregular, com coberturas diferenciadas em telhados de três águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas. Fachada principal virada a noroeste, em cantaria, percorrida por soco, e terminada por entablamento e ameias decorativas, com três panos, o central mais avançado, rasgada por vãos em arco apontado, com bandeira, correspondendo no central a portal entre janelas, e, nos laterais, a uma única janela.

Acessos

Caldas de Vizela (São João), EN 106; EM 513; Rua do Mourisco. WGS84 (graus decimais): lat.: 41,372685; long.: -8,306787

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 1069/2016, DR, 2.ª série, n.º 241 de 19 dezembro 2016 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, adaptado ao declive do terreno, nas imediações do rio e rodeado por arvoredo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: termas

Utilização Actual

Saúde: termas

Propriedade

Privada: pessoa coletiva

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1788 - descoberta de 16 nascentes de água, o chamado "Poço quente" e quatro nascentes com diversos graus de calor, iniciando-se grande afluxo de doentes da província do Minho; séc. 19, meados - verifica-se crescente interesse de banhistas pelas águas milagrosas de Vizela, onde são exploradas 27 nascentes, sendo três destinadas para bebidas e vinte e uma para banhos; 1873 - criação da Companhia de Banhos de Vizela, que edifica os balneários termais nos espaços onde se encontram, nomeadamente o edifício principal da Termas de Vizela e o edifício denominado "Banho Mourisco"; 2015, 26 janeiro - data do requerimento da Companhia de Banhos de Vizela, S.A., a solicitar a classificação dos edifícios das Termas de Vizela, do edifício denominado "Banho Mourisco" e do Hotel Sul Americano, como bens culturais de Interesse Municipal; 01 fevereiro - renomeação do Mourisco Hammam Turkish Spa, após as obras de revitalização do edifício termal do Banho Mourisco; 16 junho - proposta da DRC do Norte para arquivamento, atendendo às obras já levadas a cabo, sem prejuízo de vir a ser equacionada uma classificação de todo o conjunto termal; 25 junho - Despacho do diretor-geral da DGPC a determinar o arquivamento do procedimento e a solicitar à DRC do Norte que pondere a elaboração de uma proposta de classificação para todo o conjunto da estância termal; 03 setembro - envio de cópia do processo de classificação à Câmara Municipal de Vizela para ponderação de classificação como de Imóvel Municipal; 2016, 11 fevereiro - deliberação da Câmara Municipal de Vizela a aprovar a abertura do procedimento de classificação do edifício principal da Termas de Vizela, do denominado "Banho Mourisco" e do edifício do Hotel Sul Americano como Interesse Municipal; 15 março - publicação do Edital n.º 252/2016 em DR, 2.ª série, n.º 52, torna público a aprovação de procedimento de classificação do conjunto de três imóveis como bem cultural de Interesse Municipal; 29 setembro - em reunião de Câmara é deliberado aprovar a proposta de procedimento de classificação do edifício principal da Termas de Vizela, do denominado "Banho Mourisco" e do edifício do Hotel Sul Americano, como bens culturais de Interesse Municipal; 18 outubro - publicação da classificação do imóvel como Imóvel de Interesse Municipal, em Edital n.º 936/2016, DR, 2.ª série, n.º 208.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

«Mourisco de Vizela já abriu». In (http://www.planoclaro.com/2015/02/mourisco-de-vizela-ja-abriu.html), [consultado em 25 novembro 2016]; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/11128513 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2015 - obras de revitalização do edifício.

Observações

EM ESTUDO. *1 - O imóvel foi classificado conjuntamente com o edifício das Termas de Vizela (v. IPA.00032421) e o Hotel Sul Americano (v. IPA.00032713).

Autor e Data

Paula Noé 2016

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login