Convento de São Francisco / Convento de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00035661
Portugal, Beja, Aljustrel, Messejana
 
Convento franciscano, de fundação quinhentista, que terá sofrido intervenções setecentistas como testemunha a sua feição atual de tipologia barroca e rococó, nomeadamente o remate em frontão contracurvado da fachada principal da igreja e a sua decoração de concheados, volutas e orelhões. As ruínas subsistentes do convento, permitem deduzir que a igreja era de nave única com cobertura em abóbada de canhão sobre sanca moldurada; os restos do arranque de arcadas de volta perfeita, no 1.º e 2.º tramos da nave parecem apontar para a existência de endonártex e o coro-alto ou de coro-alto ocupando estes dois tramos; possuia dois altares laterais do lado do Evangelho em arco de volta perfeita e duas capelas laterais com acesso por arcada de volta perfeita; o púlpito situar-se-ia entre as duas capelas laterais; baptistério e sacristia do lado da Epístola, localizando-se as dependências conventuais, quase totalmente arruinadas, do lado esquerdo da igreja.
 
Registo visualizado 99 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento  

Descrição

Planta composta pelas dependências conventuais adossadas ao lado esquerdo do corpo da igreja; esta de planta longitudinal, apresenta nave única e capela baptismal e sacristia do lado direito. Fachada principal a sudeste. INTERIOR: no 1.º e 2.º tramos da nave restos do arranque de arcadas de volta perfeita; no 2.º tramo dois vãos, junto ao arranque da arcada: do lado do Evangelho uma porta de verga reta que comunicaria com as dependências conventuais e, do lado da Epístola arco de volta abatida de provável acesso ao baptistério; seguem-se do lado do Evangelho, a porta de acesso ao púlpito, já desaparecido, ladeada por dois altares laterais em arco de volta perfeita; duas capelas laterais afrontadas, com acesso por arco de volta perfeita.

Acessos

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado, a c. de 600m a nordeste de Messejana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1566 - o Papa Pio V concede ao Convento de Nossa Senhora da Piedade de Messejana a Bula "Ineffabilia Gloriose"; através desta Bula eram concediadas indulgências a quem visitasse a Igreja de mesmo orago, durante a festa da Anunciação, entre o meio-dia da véspera e a meia-noite;1566 - 1567 - fundação do convento por D. Lourenço da Silva, com a denominação de Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Xabreganos; terá sido edificado no local de um primitivo ermitério ou capela de frades da Ordem Terceira de São Francisco: Séc. 17 - refere-se que o convento possuia dormitório, sacristia e algumas oficinas; na igreja existiam duas capelas laterais e uma terceira junto à sacristia; 1719 - documento refere que Frei Francisco da Visitação deveria ser exilado no convento durante dez anos dos quais dois em reclusão; 1841, 07 de junho - na sequência de um pedido da autarquia, é autorizada, por Portaria do Ministério da Fazenda, a utilização das pedras da igreja para a construção de uma nova casa da câmara, e do terreno da cerca como cemitério; 1842, 31 agosto - na sequência de Portaria do Ministério da Fazenda autorizando venda do convento e da cerca, estes são arrematados, respetivamente, por 1.200 reis e 405 reis.

Dados Técnicos

Materiais

Tijolo, xisto, pedra

Bibliografia

DIAS, Maria da Graça - «Vestígios Epigráficos Sepulcrais do Convento de Sao Francisco de Messejana». Vipasca, Aljustrel,: Câmara Municipal de Aljustrel, 2001, n.º10, pp. 47-56 (obras não consultada).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Arquivo Distrital de Beja: PT/ADBJA/CSPAJT/001, 008, 012, 016 - 018 e 026 (http://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1052872)

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2016

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login