Paisagem do Vale Sagrado do Lucefécit / Vale Sagrado do Lucefécit

IPA.00035660
Portugal, Évora, Alandroal, Terena (São Pedro)
 
Subunidade de paisagem predominantemente natural, que reune inúmeros valores patrimoniais, quer imaterias quer materiais, testemunho, quer da ativa presença humana no local desde a proto e pré-história até aos dias de hoje, passando pelo período romano e medieval (como ínumeras antas, necrópoles, sepulturas, exemplos de arte rupestre, minas, villas, castros, núcleos habitacionais e atalaias), conferindo a este local uma dimensão histórica e religiosa coletiva ímpar, quer da extraordinária riqueza ambiental, traduzida numa biodiversidade única, destacando-se os seus valores biológicos e geológicos.
 
Registo visualizado 186 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Paisagem  Sub Unidade de Paisagem        

Descrição

Vale que integra o anfiteatro natural que envolve o troço final do leito da Ribeira do Lucefécit e vários afluentes. Compreende e um vasto conjunto de vestígios arqueológicos, arquitetónicos e históricos: ANTAS - Antas do Monte Novo (1, 2 e 3), Antas do Lucas (1, 3, 4, 5 e 6), Antas de Curraladas (1, 3, 5, 10, 11e 12) Anta 2 do Vale do Pereiro, Anta 4 do Castelo Velho e Anta de Santa Luzia); ARTE RUPESTRE - no Moinho de Entre Águas; NECRÓPOLES: Necrópole de Roncão Velho, Necrópole do Monte do Nunes, Necrópole da Mota, Necrópoles de Galhanas, Necrópole 2 de Santa Luzia, Necrópole do Covil, Necrópole do Outeiro dos Defuntos, Necrópole de Senhora das Neves, Necrópole da Madureira, Necrópole 2 de Talaveira, Necrópole de Setil, Necrópole do Rosário, Necrópole de Lameira, Necrópole do Monte da Zorra, Necrópole 2 de Terena, , necrópoles, SEPULTURAS - Sepultura da Madureira Velha, Sepultura do Rosário e Sepultura de Galhanas; MINAS - Mina de Pereiros, Mina do Ferreira, Minas 1 e 3 do Mendes, Mina 4 do Outeiro do Castelinho, Mina 3 dos Castelinhos e Minas 1, 2 e 3 do Outeiro das Oliveiras; SANTUÁRIOS - Santuário do Endovélico (v. IPA.00004451), Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova (v. IPA.00004442), Santuário da Rocha da Mina, Santuário de Poio Grande e Santuário da Fonte Santa; VILLAS - Villa da Horta das Águas Frias, Villa da Malhada dos Barros e Villa de Alandros; CASTROS - Povoado fortificado de Castelo Velho (v. IPA.00008904); MOINHOS DE ÁGUA - Azenha Grande de São Brás dos Matos (v. IPA.00030150) e Moinho das Azenhas d'El-Rei (v. IPA.00027930); PONTES - Ponte Velha de Terena sobre a ribeira de Lucefécit (v. IPA.00007010); ATALAIAS - Atalaia 4 de Santa Luzia, Atalaia do Moinho do Lucas 3 e Atalaia do Lucefécit; NÚCLEOS HABITACIONAIS - Aldeia deTerena (v. IPA.00028166) e Aldeia do Rosário.

Acessos

EN373 e EN255

Protecção

Em estudo / Parcialmente incluído no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Habitat 6310 (Montados de Quercus spp. de folha perene) e Habitat 9340 (Florestas de Quercus ilex e Quercus rotondifolia)

Enquadramento

Rural, fluvial, no troço final do leito da Ribeira do Lucefecit, compreendido entre a sua foz, no Guadiana, e o sítio da Rocha da Mina. Localiza-se no centro do concelho do Alandroal, acompanhando, no sentido noroeste - sudeste, o referido troço da Ribeira do Lucefécit e respetivo vale, sendo atravessado de norte a sul pela EN 255 e limitado plela EN373 a poente e pelo Rio Guadiana a nascente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Não aplicável

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

2014, 14 maio - aprovação por unanimidadee em reunião ordinária da Câmara Municipal de Alandroal da proposta de classificação do Vale Sagrado do Lucefecit teatro de Santuários (Endovélico e Boa Nova), como Sítio de Interesse Municipal, bem como a Fixação de uma Zona Especial de Proteção; 2015, 27 outubro - publicado no DR, 2.ª série, n.º 210, o Aviso n.º 12482/2015 relativo à Revisão do Plano Diretor Municipal de Alandroal, que contempla a valorização do Vale Sagrado do Lucefécit.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Bibliografia

AA.VV. - Cadernos do Endovélico - 1 - Comunicações apresentadas ao Congresso Terras do Endovélico - Território e Cultura, Caminhos da Identidade, Alandroal: Câmara Municipal do Alandroal / Ed. Colibri, 2013; AA.VV. - Cadernos do Endovélico - 2 - Comunicações apresentadas ao Congresso Terras do Endovélico - Património Cultural e Desenvolvimento entre o Material e o Imaterial. Alandroal: Câmara Municipal do Alandroal / Ed. Colibri, 2016; CALADO, Manuel - Carta Arqueológica do Alandroal. Alandroal: Câmara Municipal do Alandroal, 1993; CALADO, Manuel e ROQUE, Conceição - O Tempo dos Deuses - Nova Carta Arqueológica do Alandroal (Revisão). Alandroal: Câmara Municipal do Alandroal / CIEBA, 2013; CÂMARA MUNICIPAL DO ALANDROAL - Proposta de Classificação do Vale do Lucefécit e Zona Especial de Protecção. Alandroal: CâmaraMunicipal do Alandroal, 2014; MOITA, Irisalva - «Sobrevivência de Cultos de Origem Pagã no Interior do Alentejo». Separata das Actas do Congresso Internacional de Etnografia. Santo Tirso, 1963; ROCHA, Romana (dir.) - Revisão do Plano Diretor Municipal do Alandroal -Fase 3ª/Versão final do Plano - Relatório. Alandroal: RR Planning, 2015, Vol. I.

Documentação Gráfica

CMAlandroal

Documentação Fotográfica

CMAlandroal

Documentação Administrativa

CMAlandroal

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - compreende as freguesias de Capelins (Santo António) e da União das Freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto).

Autor e Data

Rosário Gordalina 2016

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login