Povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos / Castro de Vilarinho dos Galegos

IPA.00035628
Portugal, Bragança, Mogadouro, União das freguesias de Vilarinho dos Galegos e Ventozelo
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro. Povoado fortificado / castro.
 
Registo visualizado 575 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado cuja estrutura defensiva se desenvolve numa única linha de muralha que se prolonga ao longo do flanco poente, até ao torreão circular, sob o qual surge um fosso escavado na rocha. O fosso está rodeado por uma segunda linha defensiva de pedras fincadas no terreno.

Acessos

Vilarinho dos Galegos - 5200 Mogadouro

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Situado em colina. Localizado num esporão sobranceiro ao rio douro, a 632 m de altitude, é banhado a E. pela da ribeira de Vilarinho dos Galegos onde desagua no Douro. O local de implantação apresenta domínio visual sobre o rio e oferece boas características defensivas, estas reforçadas pelas condições naturais do terreno, que devido à sua vertente abrupta apenas permitem o seu aceso pelo colo do esporão a NO. Na vertente SO próximo do povoado localiza-se a Fraga do Calço referida nos registos de Abade Baçal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Época do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 02 a.C. - 04 - provável ocupação do castro; 1910 - 1947 - referência ao Castro de Vilarinho dos Galegos pelo Abade Baçal *1; 2016, 29 junho - publicação da decisão de classificação do Castelo dos Mouros / Castro de Vilarinho dos Galegos, como Monumento de Interesse Municipal, em Edital n.º 540/2016, DR, 2.ª série, n.º 123; 20 dezembro - publicação da abertura do procedimento de classificação do Povoado Fortificado de Vilarinho dos Galegos, em Anúncio n.º 259/2016, DR, 2.ª série, n.º 242; 2019, 01 julho - publicação do projeto de decisão relativo à classificação do Povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos como Sítio de Interesse Público, em Anúncio n.º 116/2019, DR, 2.ª série, n.º 123/2019.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ALVES, Francisco Manuel (Abade de Baçal), Memórias Arqueológicas-Históricas do Distrito de Bragança. Bragança, Câmara Municipal de Bragança - Instituto Português de Museus, 2000, Tomo IX, p.666 e Tomo X, p.292; CM Mogadouro, http://www.mogadouro.pt/frontoffice/pages/584?poi_id=71 (consultado em 01-07-2016); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/19074534 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - O Abade de Baçal faz a seguinte descrição do Castro de Vilarinho dos Galegos: "No termo de Vilarinho dos Galegos, concelho do Mogadouro, quilómetro e meio daquele povo, fica o Castelo dos Mouros, de que ainda há paredes com dois e três metros de altura, restos de muros e fossos em volta. Está situado num alto apenas acessível pelo lado norte, onde a defesa é constituída por larga facha de lajes de meio metro de altura enterradas no solo com a ponta aguda para cima, só mui dificilmente permitindo trânsito por entre elas. Pelos outros lados defendem-no naturalmente os despenhadeiros que se precipitam sobre o Douro." (ALVES, 2000).

Autor e Data

Rita Vale 2016

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login