Quinta de São Pedro das Nascentes / Quinta do Pocinho das Nascentes / Casa da Música Jorge Peixinho

IPA.00035599
Portugal, Setúbal, Montijo, União das freguesias de Montijo e Afonsoeiro
 
Quinta representativa da arquitetura residencial que estruturava a propriedade agrícola e ribeirinha das margens da península de Aldeia Galega. A casa da quinta, edificada nos alvores do Séc. 20, insere-se na tipologia da casa rural burguesa, com fachadas de desenho erudito que incorporam elementos do Romantismo.
 
Registo visualizado 399 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Planta composta por casa, cavalariça, arrecadação e moradia para caseiro, tanque, poço e nora. Casa de planta longitudinal, composta por dois corpos de diferente altura; cobertura diferenciada em telhado, de quatro águas no corpo mais alto e de duas águas no outro. Paredes de alvenaria de tijolo, pintadas de branco *1. Fachada principal a norte, de dois volumes, o esquerdo térreo, com remate reto, em beirado e rasgado por duas portas, nos extremos, e pequena janela; o corpo principal, a poente, de dois registos e remate contracurvado; no piso térreo, ao centro, corpo destacado, abrigando o pórtico, com cobertura em telhado de 3 águas; é ladeado por duas janelas retangulares; no registo superior, à esquerda, janelão em arco de volta ultrapassada, balcão com guarda em adufa e duas floreiras; do lado direito, janela de ângulo, de verga reta, com floreira; entre estes vãos, janela descentrada, com verga rematada por arco canopial. INTERIOR: no piso térreo pavimentos em tijoleira de barro vermelho e mosaico hidráulico de padrão decorativo; no piso superior pavimentos de madeira, tetos em estafe, vãos de caixilharia de madeira com pinázios e vidraças.

Acessos

Rua Joaquim de Almeida. WGS84 (graus decimais): lat. 38,706037, long. -8,958945

Protecção

Categoria: CIM - Conjunto de Interesse Municipal, Aviso n.º 6415/2016, DR, 2.ª série, n.º 98, de 20 maio 2016

Enquadramento

Rural, isolado, junto ao antigamente designado Corte da Abretónica vulgo sítio das Nascentes ou Gaiôa. Insere-se no Corredor Verde Urbano do Montijo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1249 - o Reitor D. João Martins doa a Quinta das Nascentes à Igreja de Santa Marinha do Outeiro de Lisboa; 1902 - a Quinta não surge referenciada na planta cartográfica nacional (folha 34-D); 1903 - a Quinta surge representada na Carta Militar de 1903, sendo o local da sua implantação referido com o topónimo de Corte da Abretónica; 1938 - a Quinta surge representada na planta topográfica municipal (carta n.º 4), com a atual configuração volumétrica, incluindo o terraço do piso superior e o tanque adossado a sul; 1995 - falecimento de Jorge Peixinho, natural do Montijo; 1999, 15 de dezembro - escritura de cedência da Quinta das Nascentes à Autarquia; 2015 - projeto de reabilitação e requalificação da Quinta a funcionar como futura Casa - Museu da Música Jorge Peixinho; o projeto inclui a recuperação da antiga casa agrícola (na qual será acondicionado o espólio do músico) e dos jardins, bem como a construção de um edifício destinado a auditório; 15 dezembro - publicado no DR, 2.ª série, n.º 244 o Aviso n.º 14606/2015 relativo à Abertura do Procedimento de Classificação da Quinta das Nascentes como Imóvel de Interesse Público; 2016, 20 maio é classificado como CIM - Conjunto de Interesse Municipal (Aviso n.º 6415/2016, DR, 2.ª série, n.º 98).

Dados Técnicos

Paredees autoportantes

Materiais

Bibliografia

CORREIA, Francisco - Aldeia Galega Do Ribatejo - séculos XIII a XV. Montijo: Câmara Municipal do Montijo, 2001; DIAS, Mário Balseiro- Documentos Medievais de Aldeia Galega do Ribatejo (1235 - 1470). Montijo: edição do autor, 2000.

Documentação Gráfica

CMMontijo (http://www.mun-montijo.pt/uploads/document/file/5141/MEM_RIA_DESCRITIVA_Quinta_das_Nascentes.pdf)

Documentação Fotográfica

CMMontijo (http://www.mun-montijo.pt/uploads/document/file/5141/MEM_RIA_DESCRITIVA_Quinta_das_Nascentes.pdf)

Documentação Administrativa

CMMontijo (http://www.mun-montijo.pt/uploads/document/file/5141/MEM_RIA_DESCRITIVA_Quinta_das_Nascentes.pdf); Conservatória do Registo Predial: Artigo Matricial: 7637 (teve origem no artigo 11759 da extinta freguesia de Montijo)

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2016

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login