Solar da Família Pereira Cabral

IPA.00035566
Portugal, Bragança, Mirandela, Alvites
 
Casa nobre construída na segunda metade do séc. 18, do tipo capa comprida com planta retangular e capela no extremo esquerdo, volumétrica e decorativamente demarcada, ampliada no séc. 19, por vários corpos posteriores. As fachadas do corpo principal evoluem em dois pisos, separados por friso, definidos por pilastras coroadas por fogaréus, rematados em friso com argolas de ferro e cornija e rasgadas regularmente por vãos em arco abatido com decoração rococó, ainda que menos exuberante que a do Solar da Família Bacelar, construído nas imediações pouco antes, e com quem tem muitas afinidades. A fachada principal da ala residencial tem três panos, o central alteado ao centro, com cornija contracurva de inspiração borromínica, para albergar o brasão de família, e rasgado por portal entre pilastras postas de ângulo e janelas de peitoril e, superiormente, por janela de sacada de perfil contracurvo encimada por fragmentos de cornija entre janelas de peitoril com avental recortado e sobrejanelas contracurvas. Os panos laterais têm janelas de peitoril seguindo o esquema das que ladeiam o eixo central. O pano da capela, no extremo esquerdo, é seccionado no alinhamento da casa, o que lhe acentua a horizontalidade, remata em espaldar contracurvo alteado, e é rasgado por portal de moldura recortada rematada em cornija contracurva e óculo recortado, formando avental e rematado em cornija contracurva.
 
Registo visualizado 158 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo casa comprida

Descrição

Planta poligonal irregular, composta por vários corpos articulados, o principal virado à estrada e tendo à esquerda capela. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas no corpo principal e em duas nos restantes corpos, rematadas em beirada simples. Fachadas do corpo principal rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco de cantaria, com cunhais e panos definidos por pilastras toscanas, coroadas por fogaréus sobre acrotérios, rematando em friso, ritmado por argolas de ferro, e cornija e rasgadas por vãos em arco abatido. A fachada principal surge virada a sudoeste e é composta pela ala residencial e, no extremo esquerdo, pela capela. A ala residencial apresenta dois pisos, separados por friso, e três panos, o central rematado por cornija alteada ao centro, de perfil contracurvo, albergando o brasão de família. É rasgado por três eixos de vãos, correspondendo, no piso térreo, a portal, de fecho relevado, ladeado por pilastras almofadadas dispostas em ângulo, encimado, no nível do andar nobre, por janela de sacada, de perfil contracurvo e com guarda em ferro, e moldura recortada e encimada por fragmentos de cornija; este eixo é ladeado por janelas de peitoril, as do piso térreo gradeadas e com moldura terminada em cornija com elemento relevado no fecho e formando avental curvo, e as do andar nobre de moldura e avental recortado e com sobrejanela angular. Nos panos laterais rasgam-se três eixos de janelas de peitoril, cada uma semelhante às que ladeiam o eixo central da casa. Na fachada lateral direita do pano principal abre-se, ao centro, janela de peitoril de avental curvo, e moldura rematada em cornija interligada à janela de sacada superior, com moldura igual às da frontaria e com guarda em ferro. O corpo adossado possui dois pisos, o primeiro com portal em arco abatido e moldura rematada em cornija de acesso a um pátio interior, e vãos jacentes, e, o segundo, com varanda alpendrada, sobre coluna assente em murete, e duas janelas de peitoril com avental e moldura rematada em cornija. Posteriormente, o corpo adossado tem apenas um piso, rasgado por vãos de igual modinatura ou retilíneas. A CAPELA, dedicada a Santo António, tem a fachada principal seccionada por friso e terminada em espaldar contracurvo, coroado por cruz latina de braços trevados e com resplendor, sobre acrotério; é rasgada por portal de arco abatido, com moldura recortada rematada por cornija contracurva e óculo recortado, formando avental e rematado em cornija contracurva. A fachada lateral esquerda é cega. No INTERIOR possui coro-alto.

Acessos

Alvites, EM 561; Rua Dr. Miguel Bacelar, n.º 14. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,570235; long.: -7,083701

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, no interior da povoação, adaptado ao declive do terreno, junto à via que lhe dá acesso, sem passeio separador. À fachada posterior adossam-se vários corpos e edifícios de apoio da propriedade, que se desenvolve para nordeste. A cerca de 50 m ergue-se o Solar da Família Bacelar (v. IPA.00019089).

Descrição Complementar

No eixo central da ala residencial surge pedra de armas, com escudo de fantasia, envolvido por concheados e enrolamentos. É esquartelado, tendo no primeiro e no quarto quartel, as armas da família Pereira: de vermelho, com uma cruz de prata florenciada e vazia; e no segundo e no terceiro quartel, as armas da família Cabral: de prata, com duas cabras de púrpura, uma sobre a outra, ainda que no escudo surja apenas uma cabra. Sobre o escudo assenta o elmo de perfil para a sinistra, encimado pelo timbre dos Pereiras, uma cruz trevada de vermelho, florenciada, enquadrada por duas asas, de ouro ou de prata, abertas e elevadas.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2ª metade - construção do solar por Manuel Inácio Pereira Cabral *1; 1793, 26 agosto - atribuição de carta de armas a Manuel Inácio Pereira Cabral; séc. 19 - época provável da construção dos vários corpos adossados.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; soco, pilastras, frisos, cornijas, fogaréus, cruz, molduras dos vãos e sacadas em cantaria de granito; portas, caixilharia e portadas de madeira; vidros simples; grades e guarda em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

(http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=4443 ), [consultado em 07 setembro 2015].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - Manuel Inácio Pereira Cabral foi fidalgo da Casa Real e cavaleiro professo da Ordem de Cristo, Juiz de Fora de Vimioso e chegou a corregedor do crime da corte. No dia 15 de agosto de 1814, aquando das festividades ali realizadas em ação de graças pela pacificação da Europa, proferiu um discurso que chegou a ser impresso.

Autor e Data

Paula Noé 2015

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login