Casa de Miguel Torga

IPA.00035547
Portugal, Vila Real, Sabrosa, União das freguesias de São Martinho de Antas e Paradela de Guiães
 
Casa corrente unifamiliar, de construção novecentista, cuja importância histórica decorre do fato de ali ter nascido o escritor Miguel Torga e do mesmo ali ter escrito algumas obras. Apresenta planta em U, resultante da articulação de vários corpos, conservando no interior a ambiência intimista do escritor, com o mobiliário e decoração inalterável desde a década de 60 do séc. 20.
 
Registo visualizado 177 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa corrente  

Descrição

Planta em U irregular, composto por vários corpos articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de três águas. Fachadas de um piso. No interior possui vestíbulo, uma sala, três quartos, cozinha e sanitário.

Acessos

São Martinho de Antas, Rua Miguel Torga. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,265765; long.: -7,619971

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 655/2019, DR, 2.ª série, n.º 188/2019 de 01 outubro 2019

Enquadramento

Urbano, adossado, disposto junto a uma das vias estruturantes da povoação, que conduzem ao principal largo da mesma, onde existe o Negrilho e um busto de homenagem ao poeta (v. IPA.00005732). Em frente da fachada virada a sul possui pátio aberto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1907, 12 agosto - data do nascimento em São Martinho de Anta de Adolfo Correia da Rocha, filho de Francisco Correia Rocha e de Maria da Conceição Barros, cujo futuro pseudónimo viria a ser Miguel Torga; 1950, década - construção da casa; 1995, 17 janeiro - data da morte do poeta Miguel Torga, em Coimbra; posteriormente, a filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, doa a sua casa de são Martinho de Anta à Direção Regional da Cultura do Norte; 2013, 25 novembro - proposta de abertura do procedimento de classificação da Casa de Miguel Torga da DRC do Norte; 03 dezembro - informação da UCC da DGPC a propor o arquivamento do processo, por não ter valor nacional; data do despacho de arquivamento do procedimento de classificação do imóvel; 2014 - doação da casa à DRCN pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha; 10 dezembro - envio de cópia do processo de classificação à Câmara Municipal de Sabrosa para ponderação da classificação como de Interesse Municipal; 2015, janeiro - a DRCN apresenta um projeto de transformação da casa em espaço de visita; 06 maio - proposta de classificação da casa da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura; 20 maio - Despacho do diretor-geral da DGPC a determinar a abertura de novo procedimento da classificação da Casa de Miguel Torga; 09 julho - publicação da abertura de novo procedimento de classificação da Casa de Miguel Torga em Anúncio n.º 177/2015, DR, 2.ª série, n.º 132; 2016, 06 abril - proposta da DRC do Norte para a classificação do imóvel como Monumento de Interesse Público; 26 setembro - publicação do projeto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público da Casa de Miguel Torga, em DR, 2.ª série, n.º 185, Anúncio n.º 208/2016; 2017, 13 setembro - a Direção Regional da Cultura do Norte anuncia que a casa e terreno circundante vai ser objeto de obras de recuperação e adaptação a espaço museológico e polo turístico, dedicado à vida e obra de Miguel Torga, prevendo-se ainda a implementação de um plano de comunicação turístico-cultural do espaço, através da dinamização dos roteiros torguianos; o projeto, que compreende um investimento total de 341 mil euros, será objeto de financiamento em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do programa Valorizar - Programa de Apoio à Valorização e Qualificação de Destino; 2019 - data prevista para o início das obras de recuperação e musealisação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

«Casa de Torga em Sabrosa vai ser museu». In Diário As Beiras. 14 setembro 2017, p. 32; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/18761487 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2015

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login