Povoado do Monte do Castelo / Monte do Castelo

IPA.00000355
Portugal, Braga, Vieira do Minho, Rossas
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupção romana. Povoado fortificado / castro com duas linhas de muralhas. Fossas escavadas no afloramento.
Número IPA Antigo: PT010311130010
 
Registo visualizado 1153 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Na encosta N., a abertura de um estradão cortou duas fossas abertas no saibro, possivelmente relacionadas com a ensilagem de alimentos, atribuíveis a uma ocupação deste local e da plataforma superior durante a Idade do Bronze. O outeiro foi posteriormente transformado em povoado fortificado, sendo defendido por duas ordens de muralhas, que o circundam, formando a linha defensiva interior uma pequena acrópole na plataforma superior do outeiro. As muralhas são construídas em aparelho poligonal e irregular, chegando a atingir c. de 3 m de altura e c. de 2 m de espessura

Acessos

Lugar de Calvos, estradão a partir do CM 1425, desde a EN 205

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 321/2013, DR, 2.ª série, n.º 106, de 06 junho 2013

Enquadramento

Rural, isolado, outeiro destacado coberto de vegetação rasteira, sobranceiro ao Rio Ave.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Pré-história - possível ocupação; Idade do Ferro - ocupação; Época romana - reocupação; 1998, 5 Fevereiro - Despacho de classificação; 2012, 24 dezembro - anúncio nº 13801/2012, publicado em DR, 2ª série, nº 248 com o projeto de decisão relativo à classificação como sítio de interesse público (SIP); 2013, 3 junho - publicação da decisão de classificação como Sítio de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 106, portaria n.º 321/2013.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; muralhas construídas com silhares assentes em seco, em aparelho poligonal e irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda; fossas escavadas no afloramento.

Materiais

Muralhas em granito; cobertura de construções com "tegula" e "imbrex".

Bibliografia

CUNHA, Pe. Arlindo R. da, O Monte do Castelo em Roças, Diário do Minho, 28 Março 1950, Braga, 1950, p. 2; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Uma cabeça romana de bronze, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Série História, 1, Porto, 1970, p. 77 - 82; TEIXEIRA, Carlos, Subsídios para o estudo da arqueologia bracarense, Bracara Augusta, 6 - 7 (1 - 4), Braga, 1955 - 56, p. 17 - 38; SILVA, Armando Coelho Ferreira da, A Cultura Castreja do Noroeste de Portugal, Paços de Ferreira, 1986, p. 80; ASSIS, Francisco de, LIMA, José Carlos, Património - Castros de Vieira do Minho, in Diário do Minho, 22 Dezembro 2005, pp. 22 - 28.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, início - escavações arqueológicas.

Observações

O espólio desta estação é constituído por fragmentos de cerâmica manual pré-histórica e um machado polido, de secção oblonga, fragmentos de cerâmica comum, da Idade do Ferro e romana, cerâmica romana de importação, fragmentos de vidro, "tegula", "imbrex", elementos numismáticos romanos (de bronze e de prata), artefactos metálicos, objectos de adorno e uma cabeça em bronze, possivelmente parte de uma pequena estatueta de uma divindade romana. O espólio desta estação é proveniente, para além do detectado à superfície, de escavações clandestinas praticadas por populares. A moeda de prata é um quinário de Carisius, legado de Augusto. A cabeça de bronze, possivelmente de Júpiter, deverá ser uma escultura da época de Septímio Severo, sendo possivelmente produto de importação.

Autor e Data

João Santos / Paulo Amaral 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login