Quinta do Castro / Portal da Quinta do Castro

IPA.00003541
Portugal, Viana do Castelo, Valença, Friestas
 
Arquitectura residencial, barroca. Portal de quinta em estilo barroco e constituindo o único vestígio existente de 1 grande propriedade. Segundo Carlos de Azevedo, este portão é um dos mais curiosos do Alto Minho. Considera-o da 2ª metade do séc. 18 e de carácter tradicional, por ter seguido o modelo maneirista vulgarizado no séc. 16 pelos desenhos de Serlio. Para ele, a composição heráldica resultou mais frouxa, por não se ter apoiado em modelos tão seguros, mas também mais livre e pitoresca, devido às 2 figuras com plumas, numa sugestão de exotismo que lhe faz lembrar composições barrocas da América Latina.
Número IPA Antigo: PT011608060009
 
Registo visualizado 339 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Quinta  Casa nobre  

Descrição

Pano de muro com pilastras almofadadas nos cunhais frontão curvo ao centro, coroado por merlões chanfrados e pináculos. 2 janelões rectangulares gradeados de arco pleno e molduramento almofadado com cornija saliente enquadram o portão, também de arco pleno e ladeada por pilastras almofadadas apoiando cornija, encimada por grupo escultórico. Este tem escudo esquartelado, com paquife e coroa, volutas laterais e 2 figuras vestidas com saia e couraça. A pedra de armas tem a legenda "II NETO DOS MINNAS A D. 1752".

Acessos

Friestas, EN. 101. VWGS84 (graus decimais) lat.: 42,048298; long.: -8,558128

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolado, implantação destacada. Ergue-se junto à estrada nacional, tendo fronteiro amplo largo de terra batida e dando acesso a quinta vedada por arame.

Descrição Complementar

Escudo esquartelado tendo no I quartel as armas de Sousa do Prado, com campo carregado de cinco besantes em aspa, tendo no 2º e 3º quartel um leão; no II as armas de Soeiro (Soares), com ponte de três arcos sobre um rio e sustendo duas torres uma em cada flanco; no III as armas dos Amorim, com cinco cabeças de mouro decepadas e ensanguentadas, postas em aspa; e no IV quartel as armas dos Sousa (de Arronches) com cinco escudetes em aspa cada um carregado de cinco besantes de campo.

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1752 - data inscrita no portal, assinalando a sua construção pela família Pimenta de Castro; séc. 19 - a quinta, integrada nos vinculos da Ponte do Manco, pertenceu, por herança, a D. Joana Cleofa Pereira de Sousa Amorim e Castro Godinho, nascida a 18 de Novembro de 1839.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autoportantes. Estrutura de cantaria com aparelho "mixtum vittatum" e almofadado.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; grades de ferro.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1969; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; ROCHA, J. Marques, Valença, Porto, 1991; CASTRO, Alberto Pereira de, Portões de Castro, Boletim Municipal, nº 22 - Julho / Agosto / Setembro 1994, p. 48; BOTANES, Suso Vila, Pazos e Casas de Tui. A Arquitectura Civil en Tui e Valença, Tui, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login