Escola Conde Ferreira da Vila de Sintra / Espaço do Cidadão

IPA.00035381
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Escola primária, projetada e construída pelo município sintrense na década de 80 do séc. 19, incluí-se nas construções escolares patrocinadas pelo legago Conde Ferreira e edificadas nas últimas décadas de Oitocentos. Apresenta características que se podem filiar nas "Instruções sobre a fundação de escolas de adultos, creação de novas cadeiras de francez e de inglez, construção de casas para escolas primárias...", publicadas pelo Governo em 1866 (DL 23 jul. 1866, n.º 163), como forma de tornar viável o legado do conde de Ferreira, falecido em março desse mesmo ano, e que previa a construção de 120 casas para escolas em todo o país. No capítulo 4 da referida legislação são estabelecidas as características que estes edifícios devem observar e das quais se destacam: a sua localização em local aprazível e de fácil acesso, reservando alguma distância dos demais edifícios, numa área de terreno nunca inferior a 600-900 m2, murada ou separada do exterior por vala; a área intra-muros contempla duas construções, a da escola e a da casa para o mestre-escola; a escola deve conter uma ou mais salas de aula (consoante o número de alunos), com uma superfície de 50 a 115 m2 e um pé-direito do 4 metros, a sua iluminação natural será efetuada pela existência de janelas, situadas sempre do lado esquerdo dos alunos; contígua à sala de aula ficará uma outra, mais pequena, destinada a apresentações públicas, recepção e biblioteca escolar; é ainda comtemplada a existência de um ou dois vestíbulos, consoante a escola seja para um ou para os dois sexos. A orientação das escolas segundo este primeiro regulamento de construções escolares, deveria ser a SO. (considerada a ideal para Portugal), o que poderia ser alterado de acordo com as condicionantes de cada caso. A ventilação e o aquecimento são igualmente regulamentados, assim como é exigida a existência de espaço para a realização de jogos ao ar livre.
 
Registo visualizado 58 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Escola primária  Tipo Conde Ferreira

Descrição

Acessos

Rua Dr. Alfredo Costa

Protecção

Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Urbano. Ocupa um lote regular na malha urbana da vila de Sintra (v. IPA.00000037), nas imediações dos Paços do Concelho (v. IPA.00006088). Delimitam-na, a S. a Rua Dr. Aldredo Costa, para onde se encontra orientada a sua fachada principal, a O. o Largo Dr. Virgílio Horta e a E. a Rua Conde Ferreira. nas traseiras, a N. confina com quintais de casas particulares.

Descrição Complementar

Existência de uma placa calcárea símbolo da homenagem feita, em 1951, por antigos alunos ao mestre-escola António Jesus das Neves (1861-1927).

Utilização Inicial

Educativa: escola primária

Utilização Actual

Política e administração regional e local: Câmara Municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1866, 24 de março - morre, no Porto, Joaquim Ferreira dos Santos (1782-1866), o primeiro conde de Ferreira, comerciante e filantropo que havia feito fortuna no Brasil e em África; reconhecendo a necessidade da instrução primária e a precariedade das instalações em que esta funcionava, o conde de Ferreira deixa no seu testamento um legado destinado à edificação de 120 escolas em todo o país, as quais deveriam obedecer a um programa construtivo próprio; 1866, 23 julho - é publicado no Diário de Lisboa o primeiro programa para a construção de escolas primárias públicas em Portugal, as "Instruções sobre a fundação de escolas de adultos, creação de novas cadeiras de francez e de inglez, construção de casas para escolas primárias...", como forma de tornar viável o legado do conde de Ferreira; 1883 - é inaugurada, com a presença do rei D. Luís I e da rainha D. Maria Pia, a Escola Conde Ferreira da Vila de Sintra; 1985 - a autarquia sintrense procede a obras de recuperação do imóvel, mantendo-lhe as principais características do traçado original; 2014, 31 de março - é inaugurado o novo Espaço do Cidadão da vila de Sintra, neste edifício funcionava há já algum tempo o Gabinete de Apoio ao Munícipe, agora remodelado.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura de cantaria e alvenaria rebocada e pintada; embasamento, pilastras e molduras dos vãos em cantaria; portas e caixilharia de madeira; pavimentos em mosaico; vidros simples; telhado coberto por telha cerâmica.

Bibliografia

BEJA, Filomena; SERRA, Júlia; MACHÁS, Estella; SALDANHA, Isabel - Muitos Anos de Escolas. Edifícios para o Ensino Infantil e Primário até 1941. Lisboa: DGEE, 1985, 1.ª parte, vol. 1; www.cm-sintra.pt [acedido em dezembro 2014]

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login