Cruzeiro de São Gregório

IPA.00003534
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, Cristoval
 
Cruzeiro de caminho provavelmente construído no séc. 16, a que se associou frontalmente umas Alminhas na segunda metade do séc. 19. Apresenta plinto paralelepipédico, coluna de fuste liso, coroado por cruz simples ostentando Cristo crucificado, na face frontal, e a da Virgem coroada, de pé, na face posterior. As Alminhas possuem linguagem tardo-barroca, com nicho em arco, definido por pilastras e remate em cornija recortada, assente em estrutura com avental.
Número IPA Antigo: PT011603050003
 
Registo visualizado 335 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro de caminho  Tipo coluna e cruz

Descrição

Cruzeiro apoiado em soco quadrangular com dois degraus sobre o qual assenta pedestal simples e liso de secção quadrangular. Sobre ele ergue-se coluna toscana com fuste liso de secção circular assente directamente sobre o pedestal. O capitel é encimado por cruz latina ostentando representação escultórica, a E. Cristo crucificado e a O. a Virgem coroada, de pé e mãos postas, assente sobre um grupo de 3 cabeças e envolta em manto. Sobre o mesmo soco, foram adossadas à base do cruzeiro umas alminhas com nicho enquadrado por pilastras e rematado por frontão curvo. Sob o nicho, que um gradeamento fecha, foi colocado uma inscrição: "SANTA BÁRBARA / 1888 - 1976 / OFERTA / DOS BENFEITORES".

Acessos

Cristoval, EN 301 (Melgaço - Fronteira de São Gregório), Largo de São Gregório. WGS84 (graus decimais) lat.: 42,140436; long.: -8,194646

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910 DG n.º 136 de 23 de junho 1910

Enquadramento

Urbano, relativamente isolado e com implantação destoante. Pequeno espaço vedado por muro baixo com acesso a partir da Est. que liga a EN. 301 à igreja paroquial, num largo enquadrado por casas e quintais.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, finais - época provável de construção do cruzeiro; 1888 - data provável de construção das alminhas; 1976 - remodelação no conjunto, com provável aposição de gradeamento nas Alminhas e resguardo interior e colocação de pequena lápide com inscrição.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em granito, nicho com porta em ferro e maquineta em vidro.

Bibliografia

PINTOR, Pe. Manuel A. Bernardo - Melgaço Medieval. 1975; IPPAR - Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Lisboa: IPPAR, 1993, vol. 3.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O cruzeiro, pela tipologia que apresenta, poderá ser obra de mestre galego.

Autor e Data

Paulo Dordio 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login