Casa da Avenida Central / Casa Rolão

IPA.00000353
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Casa rococó de planta rectangular com fachadas de dois pisos, separados por friso, com acrescento de mais um piso recuado em data posterior, cunhais apilastrados de almofada, remate em duplo friso e cornija, encimado por entablamento com guarda em balaustrada. Fachada principal rasgada por vãos com molduras terminadas em cornija contracurvada e curva, sendo as do piso superior, de sacada. Interiormente, possui amplo vestíbulo com pavimento em lajeado granítico e paredes pintadas com cartelas e motivos florais; do lado direito, abre-se porta de acesso à livraria e ao jardim; fronteiro, surgem as escadas de acesso aos pisos superiores com as paredes pintadas com paisagens e monumentos portugueses. Edifício construido na segunda metade do séc. 18, em que se destaca a profusão decorativa das molduras dos vãos da fachada principal, marcada por quatro eixos verticais de vãos, interligados, num ritmo decorativo simétrico, com modinaturas recortadas e encimadas por cornija curva e contracurvada. No interior, é de salientar as pinturas murais.
Número IPA Antigo: PT010303420027
 
Registo visualizado 1146 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de planta rectangular, de coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, fachadas de dois pisos e um recuado, rebocadas e pintadas de amarelo ocre. Fachada principal virada a N., com pilastras toscanas de almofadas nos cunhais, sobrepujadas por urnas, terminada em duplo friso e cornija e encimada por platibanda de balaustrada; apresenta os pisos separados por friso, abrindo-se no piso térreo quatro portais de verga ligeiramente curva com moldura encimada por cornija curva e contracurvada, intercalados; no piso superior, surgem quatro janelas de sacada, com o topo contracurvado com moldura acompanhando o seu perfil e terminada em cornija contracurvada e guarda em ferro de perfil também contracurvado; no piso recuado, surgem quatro janelas de verga abatida e moldura simples. Fachada posterior rasgada por vãos de verga recta com moldura granítica e porta de acesso ao jardim. INTERIOR com vestíbulo rectangular, pavimentado em lajes de cantaria e tecto estucado; lateralmente à direita, abre-se porta de topo contracurvado, de acesso a um espaço muito alterado, actualmente ocupado pela livraria. Ao fundo, possui porta, com modinatura semelhante de acesso à escadaria com as paredes ostentando painéis pintados em composições figurativas, nomeadamente a Torre de Belém, de acesso aos pisos superiores.

Acessos

São José de São Lázaro, Avenida Central, n.º 118 a 124

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto, 129/77, DR 1ª Série, nº 226 de 29 Setembro 1977

Enquadramento

Urbano, flanqueada a edifícios de cércea semelhante, formando frente de rua, voltada para o jardim da Avenida Central (v. PT010303420276). Nas imediações, surge a Igreja dos Congregados (v. PT010303420046) e o Recolhimento das Convertidas (v. PT010303510076).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto: André Soares (atrib.).

Cronologia

1758 /1761 - construção da casa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de granito, rebocada e pintada; pilastras, frisos, cornijas, molduras de vãos, urnas, balaustrada e outros elementos em cantaria de granito; caixilharias e portas de madeira, vidros simples, guardas e grades de ferro; pavimentos de madeira e granito; cobertura em telha cerâmica de canudo.

Bibliografia

www.igespar.pt, 4 Novembro 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: obras de adaptação do piso térreo a livraria.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno, João Santos 1994 / Sónia Basto 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login