Bairro CAR da Moita / Bairro da Baixa da Banheira II

IPA.00035274
Portugal, Setúbal, Moita, União das freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
 
Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (FFH / CAR). Conjunto habitacional de promoção direta construído pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH) da Secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo do Ministério do Equipamento Social, no âmbito da Comissão de Apoio aos Refugiados (CAR). Conjunto de pequena dimensão composto por casas em banda prefabricadas térreas, de tipologia T4, com logradouro no tardoz, e formando quarteirões.
 
Registo visualizado 48 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico   Edifício  Residencial unifamiliar  Habitação económica  Promoção pública estatal (FFH)  CAR

Descrição

Conjunto habitacional constituído 22 casas térreas com logradouro no tardoz, agrupadas em 5 bandas. Cada habitação tem área coberta de 108,4 m2, logradouros de área variável entre 78 m2 e 277 m2 de acordo com o limite do lote, com pequeno murete com guarda, que delimita zona de jardim em ambas as fachadas. A entrada principal é recuada em relação à fachadas, que apresentam 3 vãos de janela, a fachada tardoz tem 4 vãos de janela. Todas as janelas são de correr com duas folhas. A laje de cobertura é saliente e está revestida com placas de fibrocimento onduladas de grande amplitude.

Acessos

Rua Infante D. Henrique; Rua Bartolomeu Dias

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, situado no limite S. do Vale da Amoreira, junto ao Bairro das Descobertas (v. IPA.00029401).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: Pessoas singulares / Pública: estatal de administração indireta

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1976, 3 março - Despacho conjunto dos Ministérios da Habitação, Urbanismo e Construção e dos Assuntos Sociais, criando "um grupo interministerial (denominado Comissão para o Alojamento de Refugiados - CAR) com a finalidade de coordenar e desenvolver as acções que, dentro da problemática geral da habitação, permitam encontrar as soluções indispensáveis para a devolução das unidades hoteleiras à sua função específica"; este despacho visa solucionar o problema habitacional dos refugiados das ex-colónias africanas, que foram alojados de emergência em "unidades hoteleiras concentradas nas áreas de Lisboa e do Algarve"; 1987 - construção do Bairro CAR da Baixa da Banheira II, constituído por 22 fogos; 1978, 17 junho - integração, pela Resolução n.º 99/78, dos programas de habitação desenvolvidos pela Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR) (...), no âmbito das atividades do Fundo de Fomento da Habitação [FFH], "que abrirá uma conta especial para o financiamento daquele programa, (...) a designar-se "Ex-Programa CAR"; 1982, 29 maio - o Decreto-Lei n.º 214/82 extingue o FFH; o processo prolonga-se até 1987, período durante o qual a gestão do património do FFH está a cargo da Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação; 1983, 2 agosto - pelo Despacho conjunto A-23/83-IX, dos Ministérios da Finanças e do Plano e do Equipamento Social, e na sequência da extinção do FFH, "fica autorizada a Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação a transmitir para as câmaras municipais interessadas os fogos de pré-fabricação ligeira construídos ou em construção nos terrenos dessas câmaras e oriundos dos programas CAR (...)".

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login