Gravuras rupestres de Montedor

IPA.00003526
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Carreço
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre ao ar livre. Insere-se no conjunto de gravuras rupestres do Noroeste Peninsular, grupo I, designado de Antigo ou Clássico, seguindo, de um modo geral, as suas principais características de localização e decoração. Apresenta motivos de temática semi-naturalista, zoomórfica e um motivo antropomórfico. As gravuras classificadas fazem parte de um dos maiores conjuntos de gravuras rupestres conhecido na freguesia de Carreço: núcleo 1 - Fraga do Bico (Montedor), 2 - "Pedra do Sol" (Montedor), 3 - Laje de Figueiró I (Traviscoso), 4 - Laje de Figueiró II (Troviscoso), 5 - Laje da Lança (Carreço), 6 - Eira do Louvado (Troviscoso), 7 - Laje da Churra (Paçô).
Número IPA Antigo: PT011609080029
 
Registo visualizado 1553 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Dois penedos graníticos contíguos, com alguns sulcos abertos na rocha. As gravuras distribuem-se num penedo voltado a S. e a E. e noutro voltado a O. e têm motivos serpentiformes, possetes agrupados, "ferraduras" e figuras zoomórficas esquemáticas, de onde se destacam os cervídeos. A gravação foi feita por picotagem (técnica litoslítica) seguida de abrasão (fricção ou só por picotagem).

Acessos

Carreço, E.N. 13, no sentido Viana - Valença, sensivelmente ao Km 75 fica a povoação de Carreço; à esquerda, uma placa da JAE indica-nos a estrada para a Praia de Carreço, ao fundo da qual um estradão de terra batida conduz directamente ao maciço rochoso. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,747037; long.: -8,877134

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 26-A/92, DR, 1.ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992

Enquadramento

Beira-Mar, isolado. Gravuras esculpidas na superfície lateral de um afloramento granítico virado a S. e pouco acima da areia da pequena praia de Fornelos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Idade do Bronze

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Idade do Bronze - gravação das gravuras.

Dados Técnicos

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

BAPTISTA, Ivone, Arte Rupestre de Carreço, Centro de Estudos Regionais. Boletim Cultural, Viana do Castelo, 1986, p. 116 - 128; BATISTA, Ivone, MAGALHÃES, Carmo, Arte Rupestre de Carreço, Centro de Estudos Regionais e Boletim Cultural, Viana do Castelo, 1985, p. 92 - 102; BAPTISTA, António Martinho, Arte Rupestre pós-glaciária. Esquematismo e abstracção in História da Arte em Portugal, vol. 1, Lisboa, 1987, p. 31 - 55; LEAL, António J. Cunha, Roteiro Arqueológico de Viana do Castelo, Viana do Castelo, 1992; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. 3, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

(Publicada in BAPTISTA 1986, p. 119)

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login