Povoado fortificado do Cresto / Castro do Cresto

IPA.00003525
Portugal, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Navió e Vitorino dos Piães
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupação romana. Povoado fortificado / castro integrando duas linhas de muralhas. Tal como o Castro de Trás de Cidade, seu vizinho, tem também talude e fosso nas zonas mais vulneráveis para dificultar a escalada à coroa; é um dos dez castros do concelho.
Número IPA Antigo: PT011607510042
 
Registo visualizado 357 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado formado pela coroa aplanada e liberta de penedias onde se levantava a aldeia, com casas de planta circular, e 2 ordens de muralhas, reforçadas a N. e NE. por talude e fosso, sendo este parcialmente escavado na rocha. As muralhas são de pedra e as casas têm duplo aparelho, sendo o exterior de maiores dimensões e unido por barro.

Acessos

Vitorino dos Piães. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,715966; long.: -8,6117117 (à freguesia)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1.ª série, n.º 136 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural, monte, isolado. Implanta-se num pequeno monte granítico sobre a portela, vigiando a passagem do vale da Facha para o de Vitorino de Piães, sobranceiro à povoação de Cresto e está coberto de mato. Cota: 220.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 08 a.C. - possível fixação das população no local; séc. 01 - ocupação romana.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Granito

Bibliografia

ALVES, Lourenço, Aspectos da Cultura Castreja no Alto Minho, Sep. Rev. Caminiana, nº 3, Dez. 1980; ALMEIDA, Carlos A. Brochado de, BAPTISTA, António José, Castros e Castelos de Ponte de Lima in Colóquio Galaico-Minhoto, vol. 2, Ponte de Lima, 1982, p. 287 - 318; ALMEIDA, Carlos A. Brochado, Inventário Arqueológico in Proto-História e Romanização da Bacia inferior do lima, Viana do Castelo, 1990; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74688 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Trata-se de um castro ainda pouco remexido. A escolha do local de implantação deve estar ligada ao controle da portela, por onde passava a estrada natural que unia os vales do Lima e Neiva. Constitui um dos muitos castros já descobertos no Concelho de Ponte de Lima e as suas médias proporções podem explicar-se pelo grande número de povoados castrejos na região limiense, compreensível se atendermos à via fluvial do Lima que permitia a navegação até longe da costa, à abundância de pequenos cursos de água, à fertilidade do solo, à vasta área de montanhas permitindo a pastorícia e ainda à amenidade do clima e à riqueza mineira. O material ou a pedra necessária à construção das casas e muralhas foi conseguida com as penedias retiradas na aplanação da coroa. O espólio cerâmico é variado, predominando as cerâmicas da última fase do castrejo. Fragmentos de ânfora, de pasta avermelhada e de um ou outro bocado de terra sigillata hispânica, sem identificação possível, permitem vislumbrar um pouco as relações económicas extra-região.

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login