Solar dos Castros

IPA.00003520
Portugal, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, União das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe
 
Casa nobre, setecentista, em estilo barroco, de planta rectangular composta, alçados 2 pisos e com frontespício ritmado por pilastras e fenestração regular. A tendência para a horizontalidade dada pelo friso, é cortada pelo telhado em tesoura. A fachada posterior que abre para o exterior, ajardinado e vedado por muro alto, opta por um esquema de maior requinte, criando corpos laterais semelhantes a torres e que de forma discreta sobressaem da massa construtiva.
Número IPA Antigo: PT011610150003
 
Registo visualizado 456 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular composta por vários corpos. Volumes articulados e cobertura diferenciada com telhado tipo tesoura, de 1, 3 e 4 águas. Frontispício de 2 pisos, separados por friso, e ritmado por pilastras criando 2 corpos; cada um tem 2 portas (1 delas mais larga) e 2 janelas alternadas, com moldura simples, ligando-as às janelas do 2º piso, de sacada, com balaustrada de ferro e encimados por cornija. Sobre a pilastra central grande escudo oval com as armas dos Castros. Telhado de tesoura. À direita adossam-se: alminha, com pilastras jónicas e cornija encimada por frontão interrompido por cruz e pináculos laterais; e portão para o jardim, entre pilares. A fachada posterior tem 2 corpos quadrados formando torreões mais baixos enquadrando arcada dupla, tendo no 1º piso 4 arcos plenos e colunata no 2º; a esta tem-se acesso por escada de pedra avançada com 2 lanços. Precede-a jardim de canteiros, com fonte circular central e latada lateral; é vedado por muro e gradeamento, tendo portão de acesso entre pilastras e com frontão interrompido; um outro portão organiza-se junto à fachada lateral, sendo encimado por merlões chanfrados, pináculo e pedra d'armas.

Acessos

Vila Nova de Cerveira, Praça da Liberdade; Rua Dr. António José Duro. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,939909; long.: -8,744326

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 735/74, DG, 1.ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974 / Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Vila Nova de Cerveira (v. IPA.00003484)

Enquadramento

Urbano isolado, implantação harmónica. Ergue-se no centro histórico da vila, perto do castelo e da igreja matriz, tendo espaço ajardinado frente à fachada posterior.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial; casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: biblioteca / Comercial e turística: posto de turismo

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, finais / 17, início - Pascoal de Castro Pereira manda construir casa do Morgado dos Castros; 1625, 11 Mar. - instituição do vínculo por António da Fonseca de Azevedo e mulher, Maria Mendes de Carvalho; nas Guerras da Aclamação foi assaltada e saqueada, perdendo-se parte do seu arquivo; séc. 18 - obras de remodelação; 1911 - data da taça no jardim; 1972, 31 Maio - comprado pela Câmara Municipal a D. Maria Luísa de Castro Sousa Menezes Abreu e Antas, por 1.679.000$00; 1996 - cedência precária do imóvel à Câmara Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria rebocada e cantaria.

Materiais

Granito, madeiras, talha. Pavimento de lajes e madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

SILVA, António Lambert Pereira da, Nobres Casas de Portugal, vol. 5, Porto, s.d.; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1969; DIOGO, José Leal, Para a História de Vila Nova de Cerveira. Inventário da Heráldica Concelhia, vol. 3, Porto, 1981; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, Lisboa, 1987; MORAIS, Faria de, Solar dos Castros de Cerveira Adaptado a Casa da Cultura, Jornal de Notícias, 22 Setembro 1996; MOURA, Maria do Rosário, Solar dos Castros. Vila Nova de Cerveira in Patrimonium, nº 2, Lisboa, Janeiro 1998, p. 40 - 41; Vila Nova de Cerveira. Biblioteca remodelada reabre as suas portas dentro em breve, Correio do Minho, 28 Fevereiro 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

CMVNC: 1978 - reparação da cobertura (trabalhos do saguão); arranjo do jardim; 1979 - reparação da cobertura; trabalhos de conservação; 1982 / 1983 / 1984 - obras de recuperação e adaptação a Centro Cultural; 1984 - cedência para realização da 4ª Bienal Internacional de Arte; 1997 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 - obras de adaptação para instalação da Biblioteca.

Observações

Brasão dos Castros no frontespício, com escudo oval, pleno semeado por 6 arruelas, e suportado por 2 leões armados em tenentes; coronel de nobreza. O brasão dos Macedo deslocado de uma capela da freguesia de Sopo para o portão lateral tem elmo tarado de perfil, com paquife e timbre de Macedo. Na escada do jardim escudo português esquartelado oriundo da quinta do Espírito Santo, tendo no I - armas de Salema, no II as de Valadares, no III as de Abreu e no IV as de Sousa (do Prado). Elmo tarado de perfil com paquife e timbre de Salema. Estão programadas para Novembro de 1996 o início das obras de remodelação do solar para instalação da Casa da Cultura, orçamentadas em cerca de 50 mil contos, acrescidos de 30 mil, numa segunda fase, para fundos bibliográficos e equipamento, encargos divididos pela Secretaria de Estado da Cultura e pela edilidade. O projecto é de António Galvã.

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

Paula Noé 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login