Casa dos Maciéis Aranhas / Casa do Gato Bravo

IPA.00000352
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Casa nobre de planta em U, articulando três corpos, entre pátio fechado por muro, com portal armoriado neoclássico, com corpo central recuado, percorrido por varanda alpendrada, com escadarias laterais. Portal nobre com brasão profundamente decorado, entre grinaldas e volutas. O alpendre das escadas é suportado por alta coluna, estriada no terço inferior.
Número IPA Antigo: PT010303410026
 
Registo visualizado 645 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Planta em U, composta por três corpos articulados, com pátio central fechado por muro ameado, com pavimento empedrado. Coberturas diferenciadas, em telhados de duas, três e quatro águas. Volumetria de dominante horizontal. Rasgado no muro, ao centro, abre-se portal monumental, destacado em altura, enquadrado por pilastras toscanas, rematado por cornija sob beiral e espaldar trapezoidal e brasão dos MACIEL ARANHA, no topo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, delimitadas por cunhais apilastrados, percorridas por embasamento aparente, em cantaria, e rematadas por cornijas e beiral saliente. Fachada principal a S., com dois corpos simétricos, rasgados frontalmente por porta de verga recta encimada por janela de sacada, sobrepujada por cornija recta, com varanda assente em mísulas volutadas e guarda de ferro, e lateralmente, viradas para o pátio, portas e janelas de verga recta, entre outro, recuado, rasgado por portas e janelas de verga recta, com varanda alpendrada, a todo o comprimento, com pavimento em laje de cantaria, tendo no primeiro piso, arcaria abatida assente sobre pilares de secção quadrangular, e no segundo, arcaria abatida, suportada por 4 colunelos de secção circular entre guarda em ferro. Lateralmente, escadas alpendradas, sustentadas por coluna demarcada no terço inferior, por estrias, com base sobreelevada, com arranque em voluta encimada por pinha e corrimão terminando em voluta. Fachada lateral E. rasgada, no 1º piso, por 6 portas de verga recta e, no 2º, por 6 janelas de verga recta de brincos. Fachada lateral O., com portão de verga recta, no extremo N., seguido de gateiras gradeadas e porta de verga recta, no 1º piso, e 6 janelas de brincos, no 2º piso. INTERIOR com estabelecimentos comerciais, lojas e garagem, no piso inferior, e escritório de advocacia e zona rezidencial com salas, quartos, cozinha e casas de banho, no piso superior, com acesso interior e exterior.

Acessos

Praça Conde de Agrolongo; Rua do Alferes Ferreira

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 516/71, DG, 1ª Série, nº 274 de 22 novembro 1971

Enquadramento

Urbano, adossado a N., na fachada posterior, situa-se no extremo poente do Campo da Vinha, no gaveto com a Rua Alferes Ferreira, em pleno centro histórico de Braga (v. PT010303070088). Possui, na envolvência, duas casas seiscentistas (v. PT010303410036 e PT010303410108), a Igreja e Convento do Pópulo (v. PT010303410031), o Lar Conde de Agrolongo e a capela do antigo Convento do Salvador (v. PT010303410020). Confronta com amplo espaço lajeado e relvado, com a estátua do Marechal Gomes da Costa, ao centro.

Descrição Complementar

HERÁLDICA: Pedra de armas dos Maciéis Aranhas com flores-de-lis, águia e cruz da Ordem de Cristo, assenta sobre cartela decorativa, ladeada por grinaldas e encimada por coroa aberta.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa residencial, comercial e serviços

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Carlos Amarante (atr. portal).

Cronologia

Séc. 18 - Construção da casa; séc. 18, final - Francisco Ventura Maciel Aranha, cavaleiro fidalgo da Casa Real, proprietário, por compra, da casa, manda colocar as suas armas no portal de entrada.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura do edifício, portal, merlões, pavimento do pátio e da varandacolunas, arcadas, escadas, cunhais e molduras em granito; pavimentos em tijoleira e madeira no interior; azulejos nas casas de banho e cozinha; portas, janelas e tectos, em madeira; guardas das varandas, e gradeamento das janelas, em ferro; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

FEIO, Alberto, Uma Figura Nacional. Carlos Amarante, Insigne Arquitecto e Engenheiro, 1748 - 1815, Braga, 1951; NÓBREGA, Artur Vaz Osório da, Pedras de Armas e Armas Tumulares do distrito de Braga. Cidade e Concelho de Braga, vol. I, tomo II, Braga, 1970, p. 328; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Distrito de Braga, Lisboa, 1993, pp. 24-25; COSTA, Luís, Braga. Roteiro Histórico e Monumental Extra-Muros, Braga, 1998, p. 29: OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Braga. Percursos e memórias de granito e oiro, Braga, 1999, pp. 73-74.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DREMN, DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DREMN

Intervenção Realizada

Proprietário: Séc. 19 - Obras de beneficiação

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / João Santos 1994 / António Dinis / Ana Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login