Capela de São Miguel

IPA.00035104
Portugal, Guarda, Sabugal, Alfaiates
 
Capela de provável construção seiscentista, situada junto a uma das portas da antiga cerca da vila, atualmente desaparecida, de planta retangular e espaço único, cuja silharia das fachadas laterais integra várias cantarias de maiores dimensões, marcando duas linhas de cunhais em cada uma delas, sugerindo a existência primitiva de um alpendre fechado. Recentemente, terá sido ampliada, surgindo uma nova fachada principal com portal de verga reta e pequeno postigo. No interior, possui uma ara romana, sendo um dos importantes vestígios da forte presença desta civilização neste território, alguns expostos no Museu do Sabugal. Mantém o pavimento em lajeado de granito.
 
Registo visualizado 57 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas lateralmente em beirada simples. Fachadas em alvenaria e cantaria de granito aparente, rematadas em friso de betão à vista que suporta a cobertura. Fachada principal virada a S., rematada em empena com cruz latina no vértice, de hastes florenciadas e assente em plinto paralelepipédico; é rasgada por porta de verga reta e moldura saliente, tendo, no lado direito, pequeno postigo retilíneo, seccionado por elemento metálico; a porta está protegida por duas folhas metálicas, pintadas de castanho e ornadas por losangos e cruzes pintados de branco. Fachada lateral esquerda cega, sendo visível nos paramentos a existência de dois tipos de alvenaria. Fachada lateral direita com pequena fresta rasgada junto ao altar-mor. Fachada posterior rematada em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura de duas abas, também rebocadas e pintadas da mesma cor, e pavimento em lajeado de granito. Mesa de altar em cantaria de granito, composta por quatro pés e tampo. Lateralmente, duas mísulas de talha dourada. Na parede testeira, uma ara que sustenta a imagem do orago.

Acessos

Alfaiates, Rua da Muralha do Arrabalde

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado a N. da vila de Alfaiates, num pequeno largo que se forma na via de acesso ao Cemitério. Está implantado em zona em forte declive, a que se adapta, estando o largo e a via pavimentados a calçada de cubos de granito. Nas imediações, várias casas de habitação unifamiliar e terrenos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável construção da capela; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António Carvalho Baptista, é referida a capela, junto à Porta de São Miguel, possuindo várias fazendas e administrada pelo Padre Manuel Álvares; séc. 19 / 20 - provável renovação da fachada principal e ampliação da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de granito, com cobertura em vigas de betão, rebocada e pintada no interior; cruz, modinaturas, ara e pavimento em cantaria de granito; porta e grade do postigo em metal; mísulas de talha policroma; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

CARVALHO, Pedro C. - «Por terras do Sabugal na época romana». In Museu do Sabugal - Colecção Arqueológica. Sabugal: Câmara Municipal do Sabugal, 2008, pp. 73-83.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese da Guarda: Departamento do Património Cultural

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias Paroquiais, vol. 31, n.º 23, fls. 111-116

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - tratamento de rebocos e pinturas do interior; remoção do reboco exterior; feitura de nova cobertura.

Observações

Autor e Data

Joana Pereira e Paula Figueiredo 2014 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese da Guarda)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login