Bairro de Casas para Famílias Pobres em Lagos / Bairro Operário

IPA.00035099
Portugal, Faro, Lagos, São Gonçalo de Lagos
 
Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (DGSU). Conjunto de Casas para Famílias Pobres de média dimensão, composto por casas em banda térreas com logradouro no tardoz, formando quarteirões.
 
Registo visualizado 342 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Residencial unifamiliar  Habitação económica  Promoção pública estatal (DGSU)  Casas para famílias pobres

Descrição

Acessos

Rua Ilha Graciosa; Rua João de Deus; Rua dos Açores; Travessa de Santo Amaro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, situado a cerca de 150 m a O. da cerca mralhada de Lagos. A N. implanta-se o Bairro SAAL 28 de Setembro (v. IPA.00029552).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Séc. 20

Cronologia

1932, 19 setembro - publicação do Decreto n.º 21697, que define as obras dos "Melhoramentos Urbanos": obras de interesse local e vantagem coletiva a executar fora dos grandes centros, compreendendo a realização de planos de urbanismo, a construção, transformação e reparação de escolas primárias, escolas profissionais elementares, liceus municipais, hospitais e outros edifícios de assistência, museus e monumentos nacionais." (Art. 1.º); competindo à DGEMN a orientação técnica e a fiscalização, bem como a organização de inquéritos "que permitam a justa apreciação das necessidades locais" (Art. 2.º); as despesas das obras serão repartidas pelo Estado e pelos organismos que solicitaram os melhoramentos, cabendo ao primeiro o encargo do projeto, assistência técnica e mão-de-obra até 50% do custo total da obra, e aos segundos os restantes encargos, nomeadamente a aquisição dos terrenos, fornecimento e transporte dos materiais (Art. 9.º); 1945, 6 abril - publicação do Decreto-Lei n.º 34486, que estabelece o regime de construção de alojamento destinado a famílias pobres; promovendo o Governo, "num prazo de cinco anos, por intermédio dos corpos Administrativos e das Misericórdias, a construção de 5000 casas (...) nos centros populacionais e ilhas adjacentes (art.º 1.º), (...) construídas em harmonia com os projectos submetidos à aprovação do MOPC, por intermédio da DGSU" (alínea 2. do art.º 1.º); na atribuição das casas, é dada preferência às famílias pobres desalojadas na sequência de demolições relacionadas com os trabalhos de urbanização ou outros de interesse público (alínea 2. do art.º 3.º); 1958 - inauguração do bairro, composto por 80 casas.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

BAPTISTA, Luís Vicente - Cidade e Habitação Social. O Estado Novo e o Programa das Casas Económicas. Oeiras: Celta, 1999; Mais Melhoramentos, Mais Trabalho, 1928-1953, Vinte e Cinco de Valorização Regional. Lisboa: Ministério da Obras Públicas, Comissariado do Desemprego, 1953, vol. I; Ministério das Obras Públicas. Melhoramentos a inaugurar no período de 27 de abril a 28 de maio 1958. Lisboa: Bertrand Irmãos Lda., s.d.; Quinze Anos de Obras Públicas, 1932-1947, Exposição e Congressos de Engenharia e de Arquitectura. Lisboa, 1949, 2.º volume, pp. 148-153; TRINDADE, Cachulo da - Casas Económicas. Casas de Renda Económica, Casas de Renda Limitada e Casas para Famílias Pobres. Legislação Anotada. Coimbra: Coimbra Editora Limitada, 1951.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

"Lagos: Bairro para famílias pobres". Mais Melhoramentos. Mais Trabalho. 1928-1953. Vinte e Cinco de Valorização Regional, vol. I [Distrito de Faro].

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login