Ponte de Mantelães

IPA.00003508
Portugal, Viana do Castelo, Paredes de Coura, União das freguesias de Formariz e Ferreira
 
Ponte oitocentista de arco, com tabuleiro horizontal sobre três arcos de volta perfeita, sendo o central maior, em aparelho de silhares de granito. Ponte de boa fábrica com arcos e aduelas estreitas e bastante regulares, com pilares encontro rectangulares, mais largos, em cada uma das margens. Possui bom enquadramento sendo de sublinhar a marca simbólica que lhe está associada, a de ser local de reunião do concelho da terra onde o "juiz do antigo julgado de Frião vinha fazer audiência" (CUNHA, 1909) *1.
Número IPA Antigo: PT011605090015
 
Registo visualizado 78 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal, com orientação N. - S., em cantaria de granito aparente, de aparelho regular, sobre três arcos de volta perfeita, o central de grandes proporções relativamente aos laterais, todos de aduelas relativamente compridas, formando extradorso regular. Em cada uma das margens possui pilares encontro, mais largos, igualmente em cantaria de granito e com cunhais formando alhetas. O tabuleiro actual é sustentado por modilhões que avançam da estrutura e sustentam dupla cornija, sobre a qual assenta a guarda, em gradeamento de ferro e, sobre os pilares encontro, plena, em cantaria de granito, de capeamento tronco-piramidal, apresentando pavimento asfaltado. Sobre os encontros, em ambas as margens, surgem dois bancos graníticos a flanquear o arranque do tabuleiro.

Acessos

Formariz, Estrada São Pedro da Torre - Paredes de Coura, Km 14

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural e harmonioso, sobre o Rio Coura, na estrada principal, asfaltada. Em primeiro plano, junto às margens, surgem alguns lameiros circundados por salgueiros, nogueiras e vinha de enforcado. Sobre a margem direita, preside à ponte a casa de Mantelães enquadrada por frondoso arvoredo (v. PT011605090100). Na margem oposta, o edifício da antiga Fábrica de Lacticínios de Mantelães (v. PT011605090016). Junto à ponte existem ainda visíveis troços de condutas de adução de água e outras construções relacionadas com essa fábrica. Nesta margem erguem-se junto à estrada umas Alminhas inseridas num muro delimitador de propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - provável construção da ponte; séc. 20 - alargamento do tabuleiro com a colocação de modilhões laterais para o suportar; séc. 20, 2ª metade - asfaltamento do pavimento e colocação das guardas metálicas.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; gatos e guardas em ferro; pavimento de asfalto.

Bibliografia

CUNHA, Narcizo C. Alves da, No Alto Minho. Paredes de Coura, 1909; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, Lisboa, 1987.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Referências a que naquele local teriam mesmo sido edificados os Paços do Concelho (CUNHA, 1909).

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login