Casa do Ameal

IPA.00003506
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Casa nobre maneirista reformulado, de planta composta e simétrica, em U, com escadaria central de acesso ao andar nobre, fenestração regular; piso térreo para serviços. Jardim barroco, de planta rectangular com tanque central de repuxo e fontes de espaldar.
Número IPA Antigo: PT011609170054
 
Registo visualizado 176 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Edifício de planta composta e simétrica em U, constituído por um corpo principal, rectangular, que se articula, nos topos, com dois corpos perpendiculares de 2 pisos, avançados; sobre o corpo principal eleva-se, na zona central, o volume de um 3º piso, ligeiramente recuado. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 4 águas. Alçados de 2 e 3 pisos e com cunhais de cantaria. Frontispício de 2 e 3 pisos virado a SO.. No 1º piso, portas de verga recta. Ao centro do 2º piso, abre-se porta principal, de verga recta, tendo insculpido sobre o lintel escudo heráldico, ladeado por mascarões; situa-se sob alpendre com 4 colunelos de granito suportando cobertura de telhado de 3 águas, a que se acede por escadaria exterior central de um braço. Neste piso e no 3º, fenestração regular e simétrica, constituída por janelas de verga recta, emolduradas a cantaria. Sobre o alçado SE. da ala NO. encontra-se um brasão dos Faria de Araújo. Fronteiro à fachada principal organiza-se jardim de planta rectangular, centrado em tanque alongado e polilobado, com repuxo central; canteiros laterais definidos por sebes baixas e com flores, arbustos e árvores. Merecem destaque 2 fontes de espaldar, a maior, com tanque rectangular e bica central em forma de mascarão, enquadrado por volutas e coroado por fogaréu; a menor, com espaldar em forma de nicho com mascarão no centro, brotando para bacia cilíndrica.

Acessos

Estrada da Argaçosa. Gauss: M=143.2; P=526.2; Fl. 40

Protecção

Enquadramento

Rural, isolado, implantação harmónica. Situa-se junto a uma via secundária, no limite O. da freguesia da Meadela, numa área ainda pouco urbanizada onde predominam as moradias. A casa encontra-se no centro de jardins. A propriedade é limitada junto à rua por muro de alvenaria encimado por gradeamento de ferro. A entrada é por portão de ferro forjado, colocado entre duas pilastras, que acede ao jardim fronteiro. O jardim é limitado por muro alto de alvenaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Construção; 1669, 20 Fev. - comprada por Pedro Gomes de Abreu; séc. 18 - provável construção do tanque e fonte grande do jardim; séc. 19 - possível remodelação da casa para o formato actual; séc. 20, anos 90 - adaptação a turismo de habitação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes e muros em alvenaria rebocada; cantaria de granito nas molduras dos vãos, cunhais, escadaria, tanque e fontes; madeira nas portas, janelas, tectos e pavimentos, vidro, cobertura em telha; gradeamento e portões em ferro.

Bibliografia

Solares de Portugal, s.l., s.d.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: Anos 90 - obras de adaptação a turismo de habitação.

Observações

Autor e Data

Alexandra Lima e Miguel Rodrigues 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login