Igreja de Nossa Senhora da Guia

IPA.00003497
Portugal, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arca e Ponte de Lima
 
Arquitectura religiosa, seicentista. Igreja seiscentista de nave única, precedida por galilé posterior, de linhas sóbrias, mas com elementos decorativos que rematando o frontespício (os volutões e os fogaréus) e no interior barrocos. Talha dos retábulos, de estilo Nacional, e os azulejos polícromos, de tipo tapete, são do séc. 18. A talha do arco triunfal e das mesas de altar e o trabalho de estuque das parede parecem-nos já Neo-clássico. Torre inacabada, encimada por pequena sineira.
Número IPA Antigo: PT011607350029
 
Registo visualizado 865 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, composta de nave única, precedida por galilé avançada, capela-mor rectangular mais baixa, tendo adossada no lado direito, no alinhamento da nave, casa paroquial, sacristia e torre. Volumes articulados com coberturas diferenciadas a 2 e 3 águas. Frontespício com pilastras apoiando cornija encimada por nicho central com imagem do orago ladeado por volutões e fogaréus. Galilé aberta por 3 arcos plenos, sobre pilastras, sendo o do frontespício encimado por janela oval moldurada por elementos florais e os das fachadas laterais por janela. Casa paroquial de 3 pisos com fenestração regular. Torre quadrada, com pilastras nos cunhais, portal de verga curva e óculo oval; encima-a pequena sineira. Pórtico da igreja de verga recta, entre pilastras que suportam cornija, encimada por fogaréus, na continuação daquelas, e ornato florido, ao centro; ladeiam-no 2 janelas com moldura recortada. Nave com lambril de azulejos polícromos de padrão e paredes estucadas; coro-alto, 2 púlpitos quadrados e 2 altares laterais de talha. É iluminada por janelas com sanefa de talha e tem cobertura em abóbada de berço, de tijolo, sobre mísulas. Arco triunfal com armação de talha. Capela-mor fenestrada por 4 janelas laterais, lambril de azulejos, retábulo de talha dourada e cobertura de madeira em caixotões pintados. Sacristia com lambril de azulejos e lavabo pintado.

Acessos

Ponte de Lima, Alameda Príncipe Real D. Luís Filipe, Avenida 5 de Outubro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação harmónica. Implanta-se na margem esquerda do rio Lima no topo poente da Alameda marginal, nas proximidades do Convento de Santo António e São Francisco, também classificado, passando-lhe fronteiro e num plano mais elevado o tabuleiro da ponte Nossa Senhora da Guia.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Viana do Castelo)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Sensivelmente neste mesmo local existia uma ermida dedicada a São Vicente Mártir, cuja fundação se perdia no tempo; séc. 16, finais / 17, princípios - nele se criou confraria consagrada ao culto de Nª Sª da Guia; 1628 - contava com mais de 300 confrades, todos clérigos e mercadores; estes apossaram-se da ermida, então abandonada e ameaçando ruir, em consequência dos estragos causados pelo rio; a nova corporação resolveu transferi-la para terreno próximo mas mais alto e afastada do rio; 1628, 2 Julho - Confraria requere à Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia a compra do chão e pedraria do Hospital dos Gafos, muito arruinado e que ficava a poente, para reaproveitarem; conseguiram-no pela quantia de 16$000; 1629 / 1630 - construção do novo templo consagrado a Nossa Senhora da Guia; 1746 - foi melhorado e acrescentado, com a galilé e casa contígua para o capelão; adquiriu-se o órgão.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, talha, azulejo, estuques, madeira; pavimento de lajedo e cobertura de telha.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; AURORA, Conde d', Roteiro da Ribeira Lima, Porto, 1959; REIS, António P. de Matos dos, Itenerários de Ponte de Lima, Ponte de Lima, 1973; LEMOS, Miguel Roque dos Reys, Anais Municipais de Ponte de Lima, Ponte de Lima, 1977; SMITH, Robert C., A Talha em Portugal, Lisboa, 1963.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1988 - Trabalhos de conservação devido a inundação: reparação de 3 portas, limpeza e reparação dos telhados, isolamento total dos pavimentos da nave, capela-mor, sacristia e compartimento de acesso e construção de taburnos em cantaria; restauro da talha; trabalhos complementares: reconstrução das bases de 2 altares da nave; 1989 - reconstrução dos rebocos interiores, paredes e tecto da nave; 1990 - conclusão da instalação eléctrica; conclusão das obras: substituição do telhado da nave voltada a poente, rebocos da galilé, substituição da porta da torre, remate da torre e outros.

Observações

No pavimento existem sepulturas com as datas de 1629, 1701, 1728 e outras.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login