Fonte das Mentiras

IPA.00034913
Portugal, Faro, Aljezur, Aljezur
 
Fonte de mergulho, de hipotética origem medieval, com estrutura em alvenaria, insossa e argamassada, de xisto, parcialmente embebida no terreno, com caixa de água de planta retangular e cobertura em abóbada de canhão. Fachada principal rasgada por vão em arco de asa de cesto, de perfil irregular, sobre robustos pés direitos, e remate em frontão curvo de pontas retas; interiormente, teto em abóbada de berço e tanque retangular ocupando todo o interior, desnivelado.
 
Registo visualizado 624 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Estrutura em alvenaria de xisto, constituída por caixa de água de planta retangular, de alvenaria insossa, com cobertura em abóbada de berço, de alvenaria argamassada, parcialmente encoberta pelo talude de terra onde se embebe, sustentado por muro, (constituindo o seu tardoz), delimitado por dois contrafortes triangulares dispostos transversalmente à abóbada. Fachada principal a O., avançada relativamente ao talude e ligeiramente mais alta face à cobertura, com remate em frontão curvo de pontas retas, de perfil irregular em arco de asa de cesto apontado, rasgada por vão em arco semelhante, assente em pés direitos e fechado por cancela de ferro de barras cilíndricas, dispostas na vertical. Do lado esquerdo placa informativa. INTERIOR: tanque retangular, ocupando todo o espaço e desnivelado, abaixo da superfície; paredes e teto, em abóbada de canhão, em alvenaria insossa de xisto.

Acessos

A partir do início S. da Rua D. Paio Peres Correia, tomar o caminho a NO. que conduz à Ribeira de Aljezur; a 220m, no entroncamento prosseguir pela direita, em direção a NE.; a Fonte encontra-se a c. de 300m à beira do caminho, do lado E..

Protecção

Incluído na Zona de Proteção Especial do Castelo de Aljezur (v. IPA.00002813) e no Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e na Zona de Proteção Especial da Costa Sudoeste (Rede Natura 2000)

Enquadramento

Rural, fluvial, isolado, no sopé do morro do Castelo (v. IPA.00002813), localizado a c. de 100m, a O., virado aos vales de D. Sancho e da Amoreira, à beira do caminho que ladeia a Ribeira de Aljezur e a encosta O. da vila. O caminho é delimitado a E. por terras em talude com c. de 1m de altura, encontrando-se a arca de água parcialmente embebida e coberta pelo terreno. Na envolvente predomina o Eucalipto (Eucalyptus) e, junto e a O. da ribeira, o Freixo (Fraxinus excelsior) e o Salgueiro (Salix), numa zona de sapais, esteiros e pastagens húmidas, proporcionando habitat a variada fauna selvagem, com destaque para a Lontra (Lutra lutra) (cuja população é a única em Portugal e uma das poucas da Europa a deslocar-se à costa marítima para se alimentar) e para espécies de aves com estatuto de conservação importante, entre elas a Águia de Bonelli (Aquila fasciata / Hieraaetus fasciatus), o Tartaranhão-azulado (Circus cyaneus), Falcão-peregrino (Falco peregrinus) e a Garça-vermelha (Ardea purpúrea).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época medieval (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - hipotética construção da fonte; 1242 - 1249 - conquista do Castelo de Aljezur (v. IPA.00002813) durante a qual, segundo a lenda, os cristãos teriam acedido ao reduto através da Fonte das Mentiras, que com aquele comunicava através de uma galeria subterrânea, tendo sido a entrada revelada por uma princesa moura então apaixonada por um cristão.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria, insossa e argamassada, de xisto; porta de ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - uma das lendas conta que, aquando da conquista da vila, nessa passagem se terá escondido uma princesa moura, Maria Aires, apaixonada por um cristão, que por aí teria facultado a entrada dos assaltantes no Castelo, possibilitando a sua conquista. Esta mesma personagem está igualmente presente na Lenda de Mareares igualmente relacionada com a tomada do Castelo de Aljezur (v. IPA.00002813).

Autor e Data

Rosário Gordalina 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login