Fontanário Público em Aljezur

IPA.00034911
Portugal, Faro, Aljezur, Aljezur
 
Arquitetura infratestrutural, do Séc. 20. Chafariz modernista, de espaldar, de construção municipal, de formas geométricas contrapostas: taças sobrepostas, escalonadas, em meia-laranja e espaldar recto de base tronco - piramidal, com sulcos simulando cantaria.
 
Registo visualizado 324 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Embasamento baixo, em lages de pedra dispostas em meia laranja; espaldar de base tronco - piramidal a que se sobrepõe plinto alto, apresentando a sua face principal sulcos horizontais e verticais a simular cantaria de 3 blocos quadrangulares sobrepostos; remate reto. Duas bacias idênticas, sobrepostas e escalonadas, em meia-laranja, sobre pequena base re-entrante.

Acessos

Rua da L adeira

Protecção

Incluído no Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e na Zona de Proteção Especial da Costa Sudoeste (Rede Natura 2000)

Enquadramento

Urbano, destacado e adossado a muro de delimitação de pequeno largo-miradouro, com pavimento em calçada e vista para a parte baixa do núcleo antigo da povoação e o núcleo novo a E. (v. IPA.00028747) e os campos agrícolas interpostos. Perto localizam-se, a NO. a Capela de Santo António / Museu Antoniano (v. IPA.00034908) e a O. a Casa-Museu Pintor José Cercas (v. IPA.00034912); a N. a Igreja de Misericórdia / Museu de Arte Sacra (v. IPA.00010508) e o Museu Municipal (v. IPA.00034904).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - construção do fontanário de iniciativa municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login