Castro de São Domingos

IPA.00034638
Portugal, Porto, Lousada, União das freguesias de Cristelos, Boim e Ordem
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupação romana. Povoado fortificado / castro.
 
Registo visualizado 285 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

O povoado fortificado implantava-se sobre um monte destacado da envolvente com bom domínio visual, era cercado por três panos de muralhas e um fosso a N.

Acessos

Lousada, Rua Joaquim Burmester, Rua de são Domingos

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Situado em colina. Localiza-se no alto do monte de são Domingos cujo domínio visual sobre o vale e o rio Mezio lhe atribuía excelentes condições de defesa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

2000, 18 fevereiro - despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data; 2015, 9 junho - despacho de abertura do processo de classificação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

http://www.portugalromano.com/2012/02/eixo-viario-romano-oculis-tongobriga-sua-presenca-no-concelho-de-lousada-por-luis-sousa/planta-parcial-do-sector-ii-do-castro-de-sao-domingos/, 31 maio 2013; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/3763959 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMLousada: 2018 - escavações arqueológicas permitiram identificar uma multiplicidade de estruturas, de diversas cronologias, entre as quais um espaço cemiterial, até agora desconhecido, com seis sepulturas escavadas na rocha, com orientação canónica, delimitadas essencialmente por pedras de corneana de dimensões médias; restos de mais uma casa da Idade do Ferro, de planta circular, com 3,90 m2 de diâmetro, com um piso em muito bom estado de conservação, ladeado por um pátio lajeado; e seis fossas de armazenamento escavadas na rocha, dispostas aleatoriamente, totalizando 54 com as já anteriormente encontradas .

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Rita Vale 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login